Encerramento: o início do planejamento


Estamos em clima de encerramento das atividades deste ano. É tempo de termos um pequeno descanso para iniciar o ano a todo vapor. Mas enquanto a direção de alguns Clubes descansa, em outros lugares é que se começa a trabalhar. É porque no início do ano muitos Clubes são fundados ou reestruturados, mas infelizmente alguns não conseguem se manter até o final. O que fazer para se evitar isso?

Tudo se começa com um bom planejamento. O que começa certo, tende a terminar certo. Então, para que possamos ter êxito nas etapas iniciais da fundação de novos Clubes, dedicarei os próximos posts às orientações que são aplicadas aqui na APlaC.

Iniciar um Clube de Desbravadores é uma tarefa desafiante, com dezenas de questões aflorando à mente, e inúmeras interrogações pedindo resposta. Ter um bom início não é certamente o único requisito para alcançar o êxito, mas é um dos elementos fundamentais para sua conquista.

Três são as situações em que este material poderá ser-lhe útil:
1. Para reativar um clube;
2. Para reestruturar um clube em funcionamento;
3. Para iniciar um novo clube.

POR QUE FORMAR UM CLUBE?

Vejamos algumas boas razões para iniciar imediatamente um Clube de Desbravadores.

Historicamente os Desbravadores tem tido êxito. Durante quase cinqüenta anos os desbravadores receberam uma ênfase mundial que ajudou a ganhar milhares de juvenis e adolescentes para Deus, e que tem se comprometido com sua igreja. Para os Desbravadores não há diferenças raciais, lingüísticas, culturais ou nacionais. O Clube é igualmente eficaz em igrejas pequenas ou grandes, rurais ou urbanas, tanto com meninas quanto meninos.

Os Desbravadores não só tem ajudado a fortalecer a relação dos jovens com Jesus e sua Igreja, mas também tem eletrizado um grande exército de adultos que dedicam um tempo ilimitado, dinheiro e trabalho consagrado a serviço de sua Igreja.

Os clubes podem incluir entre seus membros, juvenis de outras crenças religiosas, tornando-se um ponto de apoio entre eles e Jesus.

A evidência histórica aponta para que fato que o Clube de Desbravadores em todo o mundo é um tesouro entregue pelos céus à Igreja Adventista, apresentando um histórico de relevantes resultados espirituais.

Os Desbravadores provêem uma experiência única de entretenimento. Os juvenis e adolescentes necessitam ter seu espaço de lazer. A Igreja pode oferecê-lo de muitas maneiras: nas atividades de sábado, nas reuniões sociais, nos acampamentos, etc. Mas para muitas igrejas o Clube de Desbravadores pode oferecer recreação que não seria possível conseguir de outra maneira.

Algumas das formas de lazer, recreação e passatempo construtivo que podem ser apontadas como ingredientes decisivos que tornam o Clube de Desbravadores uma fonte de entretenimento recreativo e saudável são:

a) Amigos – O fato de pertencer ao Clube de Desbravadores proporciona ao juvenil uma grande oportunidade de ser amigo e fazer amizades, principalmente para os que por alguma razão não tem em casa um ambiente de companheirismo. Os juvenis se divertem mais quando podem estar com seus amigos.

b) Adultos que os compreendem – Se são deixados sozinhos, em pouco tempo a diversão acaba. Para que uma diversão seja duradoura é necessário a atuação ativa de adultos compreensivos que não só preparem as brincadeiras como também sirvam de árbitros que intervenham para resolver dúvidas e estabelecer ordem nas atividades, e ainda que lhe forneçam materiais e sugestões. Por meio do Clube de Desbravadores os juvenis e adolescentes podem entrar em contato com adultos que os apreciam de um modo especial, e que possuem talentos e sensibilidade podendo proporcionar-lhes uma atenção diferenciada e especializada que não é facilmente encontrada em muitos lares hoje.

c) Novas experiências – Por meio do Clube os garotos e as meninas podem ter atividades e aventuras que não encontrariam de outra maneira: viajar a grandes camporis, fazer excursões, participar em eventos ao ar livre e aprender algumas das mais de duzentas especialidades. O programa de desbravadores oferece muitas oportunidades para qualquer adolescente, não importa o seu ambiente de origem.

PASSOS PARA SE ORGANIZAR UM CLUBE DE DESBRAVADORES

1. Aconselhamento com o líder do Ministério Jovem do campo local. O diretor de jovens do campo local é responsável por todos os Clubes de Desbravadores de sua associação/missão. Qualquer membro da igreja que sente a necessidade de um Clube de Desbravadores deverá se aconselhar com esse líder, antes de quaisquer outros planos.

2. Reunião com o Pastor da Igreja local e o líder JA da Associação/Missão. A solicitação deve partir da igreja ao diretor de jovens do campo, que deve dispensar algum tempo com o pastor da igreja, explicando o ministério do Clube de Desbravadores e seu funcionamento, detalhando qual seria a assistência que a associação/missão poderia prestar à igreja. Se o líder de jovens do campo estiver impossibilitado, devido a qualquer eventualidade, de participar desse encontro, deve então delegar a responsabilidade ao Coordenador Regional de Desbravadores.

3. Apresentação do plano à comissão da Igreja. O líder de jovens do campo local deve pedir uma reunião à comissão da igreja. É necessário que a comissão da igreja autorize a organização do programa de desbravadores. A comissão deve estar bem familiarizada com todos os objetivos, conceitos e necessidades financeiras da organização do Clube, e o papel que ele pode vir a desempenhar no evangelismo jovem de sua igreja. Logo após a comissão da igreja conceder sua autorização, a igreja toda deverá ser informada acerca da intenção de se formar um Clube de Desbravadores.

4. Comunicar à congregação durante o serviço de culto. É importante que todos os membros da igreja sejam informados sobre o Clube de Desbravadores, seus objetivos e seu programa. Alguém com experiência para falar em defesa do clube e das necessidades dos juvenis e adolescentes deverá levar essas informações à igreja toda, de preferência durante o culto do Sábado de manhã. Seria bom ter como orador convidado para esta ocasião o líder do Ministério Jovem do campo local, ou o pastor da igreja, ou algum outro pastor qualificado para tal, convidado da associação/missão. Nesse culto, deverá ser feito um convite especial para pessoas interessadas em apoiar e ajudar o Clube de Desbravadores.

5. Convocar uma reunião especial. Essa reunião especial deverá reunir todos os que estarão envolvidos no Clube de Desbravadores. Convide todos os líderes, todos os pais de crianças na idade de desbravadores, todos os professores da Escola Sabatina, Divisão Primários e Juvenis, todos os adultos que tenham algum hobby interessante e habilidades, e que seria do interesse dos meninos e meninas, e outras pessoas interessadas em ingressar no ministério dos menores. Durante essa reunião, devem ser explicados maiores detalhes com vistas à organização do Clube. Seria bom ter também alguns desbravadores de clubes de igrejas vizinhas que pudessem demonstrar algumas de suas atividades e expor o uniforme. Deveria ser feito um apelo especial para voluntários, para se prepararem para a liderança do Clube. Aproveite também para distribuir um questionário.

6. Ensinar as bases do Clube de Desbravadores. Os membros interessados deverão participar do Curso de Treinamento Básico para a Diretoria, promovido pelo campo local. Uma das condições essenciais para o funcionamento bem-sucedido do Clube é um número adequado de líderes bem treinados.

7. Eleição do diretor e membros da diretoria. Ao final do curso de treinamento, a comissão da igreja/comissão de nomeação deve ser comunicada a respeito dos melhores qualificados para atuar na liderança do Clube, e recomendar à igreja o Diretor do Clube, um Diretor Associado (homem) e uma Diretora Associada (mulher). Depois de a igreja eleger devidamente essas pessoas, deve ser formada uma comissão executiva do Clube de Desbravadores.

8. Escolha dos conselheiros e instrutores (comissão executiva). Essa comissão vai definir as normas mais importantes para a operação do Clube e selecionar os conselheiros e instrutores.

9. Reunião da comissão executiva dos Desbravadores para a elaboração do planejamento anual. Agora que os oficiais e a diretoria foram treinados e se familiarizaram com os procedimentos, e decidirão que padrão seguir, a Comissão Executiva dos Desbravadores deverá começar a elaborar seu programa anual. Deverá ser estabelecida uma agenda de eventos, incluindo aulas de atividades, reuniões, dias especiais, eventos do campo local, programas bimestrais, feiras e camporis.

10. Elaboração do programa seis semanas antes da das inscrições. Esse pode ser o passo mais importante de toda a organização. A elaboração do programa consiste em um planejamento de grande abrangência. Significa definir os objetivos do Clube por um período de meses ou mesmo do ano. As atividades gerais do clube devem ser realizadas sempre de acordo com aqueles objetivos propostos. Cada reunião deve ser planejada detalhadamente semanas antes. O reconhecimento das características distintas dos juvenis e adolescentes levará a diretoria a dividir o programa anual em três ou quatro segmentos, com atividades e objetivos distintos. Esses segmentos dão flexibilidade ao programa anual, permitindo que novas idéias e aspectos sejam introduzidos de tempos em tempos.

11. Enviar cartas às famílias de Desbravadores em potencial, quatro semanas antes das inscrições. 4 semanas antes das inscrições – anúncios no boletim da igreja local. 3 semanas antes das inscrições – programa bem atraente no quadro de anúncios. 2 semanas antes das inscrições – programa feito pelos juvenis e adolescentes da Escola Sabatina. 2 semanas antes das inscrições – período missionário da igreja. 2 semanas antes das inscrições – carta do Diretor aos pais dos Desbravadores em potencial. 1 semana antes das inscrições – toda a programação do sábado na igreja dando ênfase ao programa.

12. Instruções e uniforme da diretoria antes das inscrições. O diretor, os diretores associados, conselheiros e instrutores formam a diretoria do Clube. Haverá, sem dúvida, certas ocasiões quando a recém-formada diretoria se reúne para algum ensaio antes do início das atividades do Clube. Dessa maneira, cada pessoa vai se familiarizando com seus deveres e o programa geral de atividades do clube. Esses membros da Diretoria devem adquirir uniformes e colocar devidamente as insígnias. Seria muito bom ter também alguns desbravadores uniformizados (que sejam de outros clubes ou que já são desbravadores, pois somente desbravadores que passaram pela cerimônia de lenço podem usar o uniforme de gala).

13. Dia de inscrições. O programa do dia de inscrições deve ser a primeira reunião de desbravadores no ano. É a ocasião de levar ao conhecimento dos pais e menores o programa anual planejado para Clube de Desbravadores: suas metas e objetivos, suas atividades e reuniões, tanto as religiosas como as seculares. É preciso um planejamento cuidadoso do programa de inscrições. Deve começar pontualmente e respeitar o tempo de duração estabelecido, ser realizado no local regular de reuniões do clube.

Nota: O que um Clube de desbravadores deve fazer? E o que não fazer? Não perca o próximo post sobre o programa dos desbravadores.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “Encerramento: o início do planejamento

  1. Maranata! Estamos no processo de reativação do clube da minha igreja e temos algumas duvidas. Já participamos do clube a alguns anos atras (pra ser mais precisa uns 8 anos atras) mas por conta de decisões eradas na minha juventude nos afastamos. Porem retornamos recentemente e desde então tenho conversado com meu esposo o desejo que tenho de reativar esse clube que fez muita diferença na nossa vida e na vida de muitos. Mas sei que muitas coisas mudaram desde de então, como posso me atualizar? Conhecer as novas regras e mudanças?
    O primeiro passo já foi dado e a igreja apoiou essa reativação. Mas e agora como fazemos para não deixar que ele acabe novamente?

    • Boa noite, Denilzy,

      Primeiramente, parabéns pela decisão de retornarem à Igreja e ao Clube de Desbravadores. Deus esteja com vocês em cada passo!

      Sugerimos fortemente a leitura do Manual Administrativo, que contém todos os elementos necessários para o bom funcionamento do Clube, desde a sua estrutura organizacional, quanto o programa, formas de instrução, etc. Em seguida, vocês devem participar do treinamento de direção oferecido pela Associação/Missão, que solidificará os ensinos do Manual.

      Nosso blog também tem várias ideias de atividades e formas de ensino das classes e especialidades. Fique à vontade =D

      Forte abraço.

  2. boa tarde gostaria de saber se um casal marido e mulher que fzem parte da diretoria poderia dormir juntos num acampamento de desbravador!!!

    • Boa noite, Ana Carla.

      Podem, mas nem sempre é conveniente. Existe um aspecto nessa questão que precisa ser analisado com bom senso: as funções de cada um dos cônjuges no Clube. Por exemplo, se algum dos dois for Conselheiro ou Conselheiro Associado de alguma Unidade, é preferível que esteja acampado na área da Unidade.

      Um abraço.

  3. oi pessoal bom dia, estou precisando de ajuda com o clube desbravadores de minha igreja, o diretor saiu e eu fiquei como diretora, eu to muito preocupada com isso,preciso de ajuda em todos os aspectos, vou deixar meu número do whast 61998598297, e meu email : valcileidesantos@gmail.com,ficarei agradecida com a ajuda de todos

  4. Boa noite, Paulo, tudo bem?

    Ser o diretor de um Clube é sempre um grande desafio, ainda mais quando o Clube é novo e você é o primeiro diretor. Primeiramente, tenha sempre em mente que esse é o melhor ministério da nossa Igreja e, quando nos entregamos nas mãos de Deus para fazer a vontade dEle, podemos acompanhar os frutos produzidos pelos trabalhos do Clube! Essa é a melhor coisa que podemos sentir em nossas vidas! =)

    Bem, já publicamos aqui no nosso Cantinho vários materiais que podem te ajudar nesse momento, estão agrupados nessa página: http://www.cantinhodaunidade.com/p/orientacoes-para-novos-clubes.html.

    Caso você tenha alguma dúvida além do que está nesse material, é só entrar em contato com a nossa equipe, ok?

    Um abraço e que Deus lhe abençoe muito como diretor!

  5. ola Alberto sou o Paulo, estamos em faze inicial em nosso clube aqui em Monte Sião Sul de Minas Gerais, fui nomeado diretor do clube, estou muito empolgado com tudo isso, mas nunca fui desbravador, gostaria (caso vc tenha) de algum material que eu posso me inteirar tanto quanto a condução do clube(especialidades, classes) quanto para mim em particular, pois tambem não tenho nenhuma especialidade e classe, vi que tem algo sobre as classes agrupadas,tem algo que eu possa adiantar para passar aos meninos, meu email é programacaoshima@gmail.com desde ja agradeço a ajuda, MARANATA

  6. Boa tarde, Vicente Jr.,

    Primeiramente, parabéns pela disponibilidade de trabalhar no melhor departamento da nossa Igreja!

    Não saber sobre o Clube não é nenhum empecilho no momento. Nesse link você encontra os nossos principais posts para ajudar os Clubes “recém-nascidos”, ou melhor, recém-fundados, rsrs. http://www.cantinhodaunidade.com/p/orientacoes-para-novos-clubes.html

    Caso você tenha mais dúvidas, depois de ler o material e precisar de ajuda, é só enviar um email (allasouju@gmail.com) ou deixar um comentário aqui no blog, ok?

    Um grande abraço e seja bem-vindo ao nosso Cantinho!

  7. Olá Alberto,
    Sou líder dos desbravadores de minha cidade, este ano estamos apenas começando e estamos planejando. Mas infelizmente não sabemos nada ainda sobre os desbravadores.
    Não queria que este ano o clube fosse só citado na ATA da nossa igreja. Com fé em Deus iremos levar avante!
    Será que tem como vc me ajudar? Me passar algum link, e-mail, qualquer coisa do tipo, pra assim termos uma pequena base de inicio.
    Que Deus te abençoe…
    By: Vicente Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *