7 passos para devocionais inesquecíveis

jovem-bibliajpg12268061430pm

Geralmente todo domingo, após hastear a bandeira e recitar os ideais, temos o momento devocional. Entretanto, algo que era para ser um estímulo para pensar mais em Deus e um momento de reflexão acaba sendo algo chato que ninguém presta atenção. Para que isso não seja um problema no seu Clube, separamos 7 dicas para fazer momentos devocionais de qualidade, vejam só:

  1. Seja breve: 15 minutos é o máximo de tempo que se deve gastar com essa parte do programa, por dois motivos: 1) as crianças vão perder o foco caso você se prolongue muito e 2) você pode comprometer o restante da reunião. Deixar todo mundo com “gostinho de quero mais” vai ajudar você a ter ainda mais atenção quando você for dirigir o devocional da próxima vez.
  2. Contextualize: A Bíblia tem histórias maravilhosas que trazem lições altamente relevantes para os nossos dias. Todavia, para a compreensão dessas verdades, é necessário ter um pensamento abstrato bem desenvolvido, o que as crianças menores não têm. A solução é contextualizar a história traçando paralelos entre os tempos antigos e atuais.
  3. Use recursos visuais: Não estou falando de vídeos ou slides, embora essas coisas também possam ser usadas. Levar objetos que tenham a ver com o que você vai falar torna sua mensagem bem mais interessante. Ainda mais se o objeto em questão for algo que a maioria não conhece.
  4. Mantenha o contato “olho no olho”: Sempre que possível, sente-se no chão junto com as crianças nesse momento. Mas mesmo que não seja possível sentar-se mantenha o contato visual com suas crianças. Olhe no rostinho de cada uma delas, com o cuidado de não se fixar em nenhuma.
  5. Prepare-se com antecedência: Não há como fazer um devocional interessante se você pega a Bíblia ou a Inspiração Juvenil de última hora pera tentar encontrar algo para falar. Se você começa a se preparar com antecedência terá tempo para elaborar uma linha de raciocínio interessante e providenciar os materiais necessários para pender ainda mais a atenção das crianças
  6. Use lições do dia a dia: Um dos métodos de ensino preferidos de Jesus era o uso das parábolas. Ele utilizava fatos cotidianos das pessoas para ensinar-lhes conceitos celestiais. Se naquela época a analogia era com ovelhas e plantações, hoje você pode usar descobertas científicas ou redes sociais. Use a criatividade!
  7. Sempre que possível, inclua as crianças: De vez em quando encontre uma forma de colocar as crianças para participar também. Caracterizar como um personagem da história ou ensaiar uma unidade para que possa apresentar uma dramatização são ideias para incluir os menores. Os desbravadores da classe de Excursionista e Guia podem, com o devido preparo, até apresentar o devocional sozinhos.

Temos que ter em mente que às vezes é no Clube o único momento que a criança vai ouvir falar em Deus. Por isso temos que aproveitar todas as oportunidades para fixar a mensagem no coraçãozinho delas. Estar bem preparado para dirigir os devocionais é um meio para que isso ocorra. Você tem outras ideias para tornar um devocional inesquecível? Pode colocar aqui nos comentários. Boas ideias sempre são bem-vindas!

1- Éveni

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “7 passos para devocionais inesquecíveis

  1. Ideias não tenho não, mas eu tenho a gratidão. Muitíssimo obrigado pelas dicas. Peço que ore pelas crianças do Clube de Desbravadores Leopardos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *