Como dobrar bandeiras

O civismo faz parte do programa do Clube de Desbravadores. Domingo após domingo, muitos clubes fazem na abertura da reunião o hasteamento das bandeiras. Até aí tudo bem, mas quando termina temos que dobrar as bandeiras.

Será que existe uma maneira correta de se dobrar? Afinal, cada clube dobra de um jeito diferente mesmo! Mas como bandeiras fazem parte de um cerimonial nacional, as Forças Armadas regulamentaram a maneira correta de se dobrar. Parece frescura, mas já que existe uma norma para isso, que tal nos esforçarmos para fazer o correto?! Somos o povo da verdade e temos que fazer tudo o mais certo possível!

Então para não ter mais erro, vamos à “técnica”, hehe:
Primeiro segure a bandeira com o avesso para cima. Em seguida, dobre a bandeira ao meio, de forma que a parte inferior da bandeira fique por cima. Depois dobre ao meio novamente, agora a parte superior da bandeira ficará por cima. Agora vem a parte mais chata, essa parte de cima não pode mais ser sobreposta e ela deve ser dobrada em três, então fazemos a dobradura por baixo.

Difícil? Só escrevendo assim é meio difícil de entender mesmo, mas é só seguir o exemplo do gif abaixo:

Daí vocês usam o mesmo esquema para dobrar as demais bandeiras. Aqui está o link do manual do cerimonial da Marinha para conferência.

Cerimonial da Marinha Brasileira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 ideias sobre “Como dobrar bandeiras

  1. Ótima explicação! Estou no ano de Serviço Militar obrigatório, e fiquei curioso quanto a isso. Que bom saber também que são desbravadores hehe. Sou Adventista do Sétimo Dia. Obrigado pela ajuda, D-us os abençoe!

  2. Muito bom, mas gostaria de salientar que como escrito acima, não foi as forças armadas, e sim a lei 5.700 de setembro de 1971, que regulamenta os símbolos nacionais, o BRASÃO, o CELO e a BANDEIRA NACIONAL, e entra nessa lei também o hino nacional!

  3. Excelente conteúdo! Apenas gostaria de saber em relação ao manuseio e o local mais adequado para a guarda das bandeiras.

    • Em relação ao manuseio das bandeiras, sugiro a leitura da parte do Vade Mécum nº 4 – Guarda Bandeira, do Exército Brasileiro, relativa à ordem unida. Esse Vade Mécum está disponível no link: http://www.sgex.eb.mil.br/index.php/cerimonial/vade-mecum/99-guarda-bandeira. Como ele é um pouco extenso e muita coisa se aplica só ao Exército Brasileiro, pode pesquisar por “d. Ordem Unida”. Esse item vai te ensinar a execução dos comandos de ordem unida com bandeiras.

      Em relação ao local para guardar as bandeiras, não há em legislação um local considerado obrigatório para isso. Sobre a Bandeira Nacional, a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971 diz apenas que “A Bandeira Nacional, quando não estiver em uso, deve ser guardada em local digno”.

      No Clube do qual faço parte, compramos uma caixa organizadora para guardar nossas bandeiras, todas dobradas. Inclusive levamos essa caixa organizadora para os acampamentos, para que elas sejam guardadas em um local digno quando não estiverem em uso.

      Um abraço.

  4. Olá….Você colocou esse artigo, mas não permite que a gente copie.
    Porquê? pensei que quisesse ajudar quem precisasse dele….

    obrigada

    • Boa noite, Thânya,

      Colocamos essa trava há alguns anos devido a alguns problemas que tivemos à época. A possibilidade de ter os arquivos era baixando o PDF, que está disponível ao final de todos os posts.

      Mas após ler sua mensagem, decidimos retirar de vez o bloqueio. Agora pode copiar o conteúdo.

      Um abraço.

  5. Olá pessoal, obrigado por estas dicas maravilhosa, em 2010 era um Desbravador hoje sou diretoctor (em Angola/África) deste mesmo clube, gosto de ordem unida, por isso é que tento aperfeiçoar mais, com estas dicas creio que vou aprender e ensinar melhor.
    MUITO OBRIGADO.

    • Olá, Marcos, boa tarde,

      Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando líderes de tão longe! Continue dando o seu melhor e agindo conforme a vontade de Deus, assim você conduzirá adequadamente suas crianças para o céu =D

      Um abraço.

      • Boa noite!

        Existe sim uma maneira correta para dobrar a bandeira em triângulo, entretanto esta forma é utilizada para cerimonial fúnebre. A forma correta encontra-se no Vade Mecum 9 do Exército Brasileiro.

        Um abraço

  6. Boa tarde Kelly. Em 2008 eu também tive que reerguer um Clube que estava inativo no ano. Já tinha trabalhado nele no ano anterior, mas ficou fechado até o mês de agosto.
    A tarefa não é fácil, mas com a sua disposição certamente você obterá sucesso!
    Vou preparar um material para te enviar e, a propósito, é um excelente tema de posts para as próximas semanas. Assim que eu terminar eu envio, ok?

    Fica com Deus e um abraço, espero poder sempre ajudar.

  7. ESSA DICA É MUITO BOA…OBRIGADA POR POSTAR.
    OI ALBERTO ME CHAMO KELLIANNA MORO EM CAMPO MAIOR NO PIAUI, FUI ESCOLHIDA COMO DIRETORA DE DESBRAVADORES AKI NA MINHA IGREJA.NOSSO CLUBE ERA ATIVO, SÓ QUE COM O PASSAR DO TEMPO ELE FOI MORRENDO….O LÍDERES DEIXARAM A FUNDAR E AGORA TENHO A MISSÃO DE RESGATAR.TENHO QUE COMEÇAR DO ZERO…GOSTARIA DE RECEBE DE VC ALGUMAS ORIENTAÇÕES. POR ONDE COMEÇO? NÃO SEI MUITO, MAIS O POUCO QUE SEI, ACREDITO QUE POSSO AJUDAR.
    UM ABRAÇO KELLY.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *