Tipos de Barracas

As barracas são fabricadas em diversos modelos e materiais, servindo para as mais diversas situações, desde campings em praias e campos até acampamentos base em alta montanha.

Existem vários modelos de barracas que encontramos no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens, cabendo a você escolher a que melhor lhe atenda. Neste post trataremos sobre os modelos mais comuns de barraca para excursionismo e de algumas de suas características mais importantes.

    • Canadense

 

Barraca em formato triangular, têm pouco espaço interno se comparada com os outros modelos, além de ser muito pesada devido à sua armação que geralmente é feita de aço. Foi muito utilizada antigamente, mas atualmente está sendo substituída pela barraca iglu.

    • Iglu

 

Bem conhecido hoje em dia, este modelo em formato iglu é constituído basicamente por duas varetas que se cruzam e mantém a barraca armada mesmo sem estar especada. Têm boa resistência ao vento e não é tão pesada quanto as barracas canadenses.

    • Tubular

 

Barraca em formato de túnel, bastante resistente ao vento e leve, devido sua estrutura ser composta apenas de varetas curvadas. Possui bom espaço interno. Diferente das barracas iglus, as tubulares têm que ser especadas para que fiquem armadas.

  • Geodésica

Barraca semelhante a iglu, mas com a disposição das varetas diferente para melhorar a resistência aos fortes ventos de montanha. Normalmente são compostas de três varetas ou mais de alumínio 7075.

  • Armação por Polos

Este modelo não muito difundido aqui no Brasil é constituído basicamente por um teto de nylon que é sustentado por bastões de caminhada ou amarrado em árvores. Alguns modelos possuem um piso opcional que pode ser adquirido separadamente. Ótimo para quem procura proteção e leveza.

A condensação é um fenômeno que acontece com quase todos os tipos de barraca, da mesma forma que acontece no banheiro quando tomamos banho quente e o vapor se condensa ao encontrar o azulejo frio acontece com a nossa respiração e com a transpiração do corpo que aquecem o ar no interior da barraca e o mesmo ao encontrar a superfície gelada do nylon se condensa. O problema da condensação é onde ela ocorre, nas barracas com sobre-teto total a condensação ocorre no sobre-teto escorrendo para o chão e não para o interior da barraca, diferente das barracas sem sobre-teto onde a condensação acontece no nylon interno e escorre diretamente para o piso da barraca molhando os equipamentos e roupas que ali estiverem. A ventilação também é fator importante pois quanto melhor for a troca de ar menor será a possibilidade de ocorrer condensação.

Características:
Existem algumas características que variam dependendo do modelo de barraca e do fabricante, abaixo estão listadas as principais:

  • Varetas:

 

São a estrutura da barraca, geralmente são conectadas internamente por um elástico que facilita na montagem e desmontagem, normalmente são feitas de fibra de vidro oca ou de tubos de alumí­nio aeronáutico:

  • Fibra de Vidro: Mais barata que a de alumí­nio porém mais pesada e frágil. É indicada para camping convencional onde as condições climáticas não são tão exigentes.

 

  • Alumí­nio: Feita de tubo de alumí­nio extrudado 7075 é mais leve e resistente que a fibra, ideal para situações de ventos fortes, neve e onde o peso faz diferença como em longas caminhadas ou escaladas de alta montanha.

 

 

  • Costuras Seladas:

 

Garantem a impermeabilidade das costuras e protegem as linhas por mais tempo.
  • Nylon Rip-Stop:
Trata-se de um tipo de nylon que se por ventura for perfurado impede que o rasgo aumente inutilizando a barraca, utilizado por poucos fabricantes de barracas nacionais.

  • Sobre-teto:

 

  • Barracas sem sobre-teto:
As barracas são constituídas pelo corpo e pelo sobre-teto, em algumas barracas o corpo é praticamente todo em nylon impermeável com uma pequena parte de tela na porta e no topo da barraca e o com um pequeno teto de nylon que cobre apenas a parte de tela do topo. Neste modelo a condensação é comum pois a ventilação não é eficiente. Hoje em dia existem alguns fabricantes internacionais que produzem este tipo de barraca com tela apenas na porta, sendo o corpo todo de tecido especial impermeável e respirável eliminando o problema da condensação. A vantagem deste modelo é a leveza devido a pouca quantidade de pano.

  • Barracas com sobre-teto:

 

Nas barracas que possuem o corpo de tela ou nylon respirável e sobre-teto de nylon impermeável o problema da condensação é quase nulo (podendo ocorrer no piso) pois é criada uma camada de ar entre o sobre-teto e o corpo, melhorando a circulação de ar e também possibilitando que a condensação ocorra no sobre-teto e escorra para o chão e não para o piso da barraca. A distância que o sobre-teto fica do chão faz diferença, quanto maior a distância maior é a ventilação, para climas frios é aconselhável que o sobre-teto fique próximo ao chão mantendo assim o ar quente no interior da barraca.

  • Coluna d’água: Hoje em dia alguns fabricantes tem fornecido um valor para a impermeabilização do tecido, esse valor é resultado de um teste em coluna d’água, esse valor é especificado em milí­metros, por exemplo: 1500mm. Valores entre 1000 e 1500 são suficientes para o clima brasileiro.

 

  • Tirantes (cordinhas):
São pontos de reforço laterais que servem para dar mais estabilidade a barraca nos dias de ventania ou em temporais.

  • Tomadas de ar (dutos de ventilação):

 

Ajudam na ventilação da barraca e podem ser fechadas se necessário.

  • Avanço ou Avancê:

 

Trata-se de uma área útil onde podemos deixar mochilas, botas, materiais de cozinha, etc ou utilizarmos de cozinha em dias de chuva. Esse é um item importante na barraca pois possibilita um ganho de espaço interno.

  • Sobre-teto Aluminizado:

 

Alguns fabricantes costumam tratar o sobre-teto com um pigmento aluminizado para melhorar o isolamento térmico, segundo testes esta pigmentação pode reduzir a temperatura interna em até 7ºC nos dias de sol forte.

  • Saia:

 

Atualmente as barracas voltadas para neve vem acompanhadas com uma saia que pode ser enterrada na neve para impedir a ação dos fortes ventos e manter o ar quente no interior da barraca.





Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “Tipos de Barracas

  1. Amigo, a sugestão que eu te dou é a de comprar uma Nautika ou Capri, são barracas com um bom custo benefício. Até R$120,00 vai ser difícil encontrar, mas você pode achar alguma dessas até R$200,00. Qualquer coisa, posta aqui o link da barraca que pretende comprar que eu posso ver se vale ou não à pena.

    Um abraço.

    Mateus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *