Saco de dormir – cuidado e manutenção

Agora que já sabemos os tipos de saco de dormir e como escolher, aqui estão algumas dicas de como cuidar dele e tê-lo útil e em funcionamento por mais muito mais tempo:

    • Ao ar livre:
  • Escolha com cuidado o lugar que irá colocar sua barraca e, consequentemente, seu saco de dormir. Lugares baixos costumam ser verdadeiros bolsões de ar frio. Por outro lado, lugares altos e cumeados costumam estar muito expostos ao vento. Se possível, procure um lugar que seja protegido do vento.
  • Não o transporte fora da mochila. O lugar do saco de dormir é dentro da mochila, de preferência no fundo dela (veja aqui como organizar sua mochila), envolvido em um saco plástico para não correr o risco de molhar com a chuva (nem todas as mochilas são impermeáveis).
  • De manhã, se o tempo estiver bom, coloque o saco de dormir virado do lado avesso no sol, em cima da barraca ou das pedras em volta do acampamento, enquanto toma café ou começa a arrumar suas coisas (cuidado para ele não voar!). E deixe-o secar um pouco da transpiração de seu corpo durante a noite. Mas cuidado para não deixá-lo tempo demais no sol, isso também é prejudicial ao náilon.
  • Ao guardá-lo no saco, soque-o lá dentro. Embrulhar com cuidado é prejudicial às fibras, que criarão uma espécie de “memória”, se acostumando com determinada posição. Empurrá-lo desordenadamente é a melhor forma de guardá-lo.
  • microseries3O saco de compressão existe para diminuir o volume original do seu saco de dormir, já comprimido dentro do saco externo. No entanto, não abuse de seu uso, usando-o apenas na hora de guardá-lo na mochila e, assim, diminuindo o fator “memória” das fibras.
    • Em casa:
  • Nunca guarde seu saco de dormir comprimido na embalagem, pois isto fará com que as fibras “se acomodem” e não voltem a se expandir (fator “memória”). Este processo de expansão da fibra, enchendo-a de ar, é o que proporciona a eficácia do enchimento, já que o ar é o melhor isolante que existe. Alguns modelos possuem pendurador e você pode deixá-lo no cabide. Se você tem espaço debaixo da cama, uma boa solução é guardar o saco de dormir ali. Coloque-o dentro de um protetor de colchão (você pode mandar fazer em algodão) para não pegar poeira e deixe-o devidamente esticado debaixo de sua cama.
  • Ao chegar em casa, depois de um acampamento ou pernoite, ponha todo o seu material para secar, principalmente seu saco de dormir.
  • Nunca lave seu saco de dormir a seco.

Um dia, seu saco de dormir precisará ser lavado. Mas, como fazer isso? Não é tão difícil quanto parece nem tão simples quanto jogá-lo na máquina. Afinal de contas, as fibras que estão ali dentro e são responsáveis por sua noite quentinha exigem um certo cuidado. Lembramos que estamos tratando, aqui, apenas de sacos de dormir feitos com fibras sintéticas – penas de ganso e sacos feitos com fibras respiráveis exigem cuidados ainda mais especiais. Veja as dicas que compilamos para você:

  • Lavagem a máquina e secagem:

Quer lavar à máquina? Escolha uma máquina de uso comercial, com abertura frontal, daquelas que não giram o produto de um lado para o outro, como as com abertura em cima. Esqueça sua máquina de lavar. Ela não tem espaço suficiente para o saco de dormir. E esqueça máquinas com abertura na parte de cima – elas danificam as fibras.

Feche todos os zíperes e velcros e vire ao contrário. Para uma limpeza melhor, esfregue o capuz, o colar térmico e o pé com uma escovinha, um pouco de água e sabão de côco antes de colocar na máquina.

Use apenas sabão de côco ou detergente biodegradável suave. O ideal é usar apenas ½ ou ¼ do sugerido pela máquina de lavar – a quantidade vai depender da sujeira do saco de dormir, mas nunca coloque mais do que o especificado acima. Não use, em hipótese alguma, amaciante. Lave com água fria e apenas no ciclo leve ou delicado. Para melhores resultados, faça funcionar o ciclo de enxágüe pelo menos mais uma ou duas vezes, sem detergente nem sabão. Você precisa tirar TODO o sabão do saco de dormir antes de secá-lo.

Retire da máquina de lavar com muito cuidado e seque em uma secadora profissional, imensa, com espaço suficiente para ele virar à vontade lá dentro, no calor mais fraco que tiver (ou sem calor nenhum, apenas com AR, que é mais seguro e confiável) – calor em excesso vai destruir o tecido e a capacidade de aquecimento das fibras. Verifique várias vezes durante a secagem se está quente demais, pois isso pode danificar o material. Retire assim que estiver totalmente seco – pode demorar entre duas e cinco horas – e deixe esfriar esticado.

  • Lavagem à mão e secagem:

Este é um método simples e seguro, mas siga rigorosamente as instruções. Lembre-se: secar bem é um dos segredos da lavagem.

Coloque o saco de dormir em uma banheira limpa, com água fria ou morna e detergente biodegradável suave ou sabão de côco. “Massageie” o saco até limpá-lo – entre 12 e 15 minutos. Escove levemente a parte externa, com uma escova macia, se existir alguma área encardida ou muito suja. Jogue a água da banheira fora e suavemente exprema o excesso de água.

Não torça o saco de dormir! Encha novamente com água limpa, massageie-o de novo deixando que a água limpa penetre nas fibras. Drene a água, exprema o excesso e repita esta operação até a água sair limpa e todo o sabão for retirado. Retire-o cuidadosamente da banheira – não o faça se ainda estiver muito encharcado – e coloque em uma superfície reta, em cima de toalhas ou lençóis velhos, para mantê-lo limpo enquanto seca naturalmente.

Não o pendure para secar – isto pode rasgar as fibras em seu interior. Conforme o saco vai secando, vire-o de tempos em tempos. Quando estiver praticamente seco, balance-o algumas vezes, para que as fibras voltem a ficar fofas.

  • Quando e como fazer? E algumas considerações essenciais…
    • Lave seu saco de dormir quando ele estiver imundo, fedendo ou perder uma quantidade razoável do enchimento. Jamais lave seu saco de dormir após cada viagem! Portanto, para a maioria das pessoas, isso significa lavá-lo uma vez por ano, talvez a cada dois anos apenas…
    • Antes de ter certeza que precisa lavá-lo, deixe tomar ar e sol para respirar um pouco e sair o cheiro ruim. Provavelmente, apenas isto basta e você não precisará lavá-lo tão cedo.
    • Não lave a seco.
    • A chave para uma boa lavagem/secagem é transferir o saco de dormir molhado da máquina de lavar para a máquina de secar. No entanto, as costuras estão propensas a rasgarem quando estão molhadas – tome muito cuidado com elas e não puxe nem estique parte alguma do saco de dormir. Para facilitar o trabalho, o ideal é usar a maior máquina de secar que você encontrar. Ela terá espaço suficiente para o saco de dormir girar lá dentro.
    • Prepare-se… um saco de dormir leva de duas a cinco horas na máquina de secar para secar completamente. Inspecione periodicamente, para ter certeza de que o tecido não está quente demais (lembre-se, coloque a máquina no menor calor possível) nem o enchimento está se acumulando, formando bolas. Se estiver, seque-o naturalmente.
    • Cuide dos zíperes. Limpe-os com uma escovinha. Se eles emperram com facilidade ou não correm como deveriam, procure amaciá-los com silicone em pasta ou líquido ou mesmo com parafina Se você acampou perto do mar, limpe os cursores do zíper antes que comecem a oxidar, pingando em seguida algumas gotas de silicone. Mas, ATENÇÃO: silicone de verdade é transparente e espesso. Não compre aqueles vendidos para lustrar painéis de carros, que são dissolvidos e ficam muito fluidos, pois os solventes, corantes e perfumes adicionados podem piorar as coisas.
    • Se você estiver bivacando, isto é, dormindo ao relento, sem barraca, procure usar um plástico ou qualquer outro tipo de protetor, para que seu saco de dormir permaneça limpo.
    • Como dissemos no post anterior sobre sacos de dormir, os liners é muito úteis para manter os sacos de dormir limpos. Esse peso a mais na mochila compensa. Caso não queira comprar um liner, pode-se fazer um saco de algodão ou seda.
    • Quanto menos você deixar seu saco de dormir comprimido, melhor para ele. Procure, sempre, deixá-lo secar totalmente depois de usar e antes de guardar. Lembre-se que ele sempre amanhece úmido com a transpiração de seu corpo.
  • NÃO’S:
    • NÃO use máquina de lavar com abertura em cima – o agitador central vai destruir o enchimento de seu saco de dormir.
    • NÃO use sabão líquido ou detergente forte.
    • NÃO use secadora caseira.
    • NÃO pendure seu saco de dormir quando ainda estiver molhado. Estenda-o apenas, todo esticado, para que seque desta forma.
    • NÃO o guarde em um saco pequeno, comprimido.
    • NÃO seque ao sol – os raios UV prejudicam o náilon.
    • E, mais uma vez, NÃO LAVE A SECO.
  • CONSERTA-SE:
    • Saco de dormir sujo. Uma empresa especializada em lavagem pode resolver isso para você.
    • Zíper quebrado. Reparos profissionais podem ser feitos por empresas especializadas.
    • Costuras desfeitas ou desfiadas e furos. Empresas especializadas também podem consertar para você. Para não aumentar o problema, use Reparos de Náilon de Emergência.
  • NÃO SE CONSERTA:
    • Perda de enchimento de sacos de dormir sintéticos. Não existe forma de acrescentar enchimento neste tipo de saco de dormir.
    • Enchimento “rasgado” – lavar seu saco de dormir errado ou dentro de sua máquina de lavar, provavelmente fará com que todo o enchimento se parta e forme bolas, que poderão se concentrar no pé, por exemplo. Se isso acontecer, você terá de comprar um novo saco de dormir.
Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *