O instrutor de classes

Como vimos ontem, a instrução das classes corresponde ao principal programa dos desbravadores. Então, quem seria o membro da diretoria responsável por esta importante tarefa? Aí é que temos uma grande divisão: muitos acreditam que a tarefa de instrução das classes é do conselheiro, sendo feita dentro do cantinho da unidade; mas um outro grupo de líderes [eu sou um deles] acredita que o conselheiro já tem as suas funções específicas (clique AQUI e AQUI para conferir) e instruir as classes é tarefa de um outro membro da diretoria: o instrutor. Dessa maneira, o conselheiro tem tempo para cumprir com as suas responsabilidades e podemos envolver mais pessoas na direção do Clube, sem contar que assim podemos dar as classes com as unidades juntas (masculinas e femininas).
Então vamos conhecer esse membro tão importante e, às vezes, esquecido da direção.

O Instrutor é um membro da diretoria do Clube que atua diretamente com os Conselheiros e Diretores Associados, sendo os últimos [diretores associados] os responsáveis pela fiscalização do seu trabalho.

Em geral o trabalho do instrutor é ser responsável por uma classe específica, sendo que não necessariamente ele precise dar a instrução de todos os requisitos, mas ele, sempre que achar conveniente, pode pedir a alguém para fazê-lo.

O Clube também pode ter um grupo de Instrutores responsáveis pelas especialidades, que deverão procurar sempre especialidades legais para serem dadas ao Clube e quem pode instruí-las.

Mas os Instrutores não são apenas pessoas do Clube, eles podem ser convidados para ministrar matéria específica, e nem precisam ser adventistas, mas precisam ser chamados somente com a autorização do Diretor do Clube. Por exemplo, você vai dar uma instrução de Lapidação e ninguém no Clube sabe isso. Então o Instrutor responsável por especialidades deve providenciar qualquer pessoa que entenda do assunto para dar essa especialidade, com a devida autorização do Diretor.

Funções do instrutor

Ser responsável por ministrar uma das Classes. Como mencionado acima, ele é o responsável para que no final das atividades os meninos sejam investidos, providenciando a instrução de todo o cartão e não necessariamente ele deve dar a instrução de todo o cartão.

Avaliar os itens do cartão. Como foi ele ou um convidado que deu a instrução, deve ser ele quem deve assumir a responsabilidade de avaliar o garoto e dizer se este cumpriu o exigido satisfatoriamente ou não.

Preparar os garotos para a avaliação regional. A palavra final de quem vai ser investido ou não é do Regional, portanto, você deve cuidar para que seus desbravadores realmente estejam preparados para a avaliação com ele, para que não fiquem constrangidos por não poderem ser investidos.

Montar um calendário de instrução e encaminhá-lo para os Diretores Associados. Você deve montar um cronograma de todas as instruções que você vai dar ao longo do ano, de forma que tudo esteja concluído até o dia da investidura. Cuide para que o seu calendário não choque com programas estabelecidos pelo Clube, da mesma forma, observe as atividades do Clube para aproveitar alguma instrução específica. Por exemplo, no dia tal, o Clube vai fazer uma caminhada num lugar que tem muitas árvores, seus garotos precisam da especialidade de árvores, então, aproveite para marcar a data dessa instrução no dia dessa caminhada.

Manter um trabalho conjunto com o Conselheiro para melhor avaliar os desbravadores. O contato que o Instrutor tem com os desbravadores é somente na hora da instrução, sendo que muitas vezes ele nem sabe muito bem o que está acontecendo com cada um. Por isso, para um melhor rendimento das Classes, esteja muito próximo dos Conselheiros dos seus meninos para que você saiba lidar com algum eventual problema que esteja acontecendo.


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12 ideias sobre “O instrutor de classes

    • Bom dia, Luciana!

      A primeira coisa que você precisa fazer é ver no calendário do Clube quantas datas você terá disponível para instruir a classe.

      Depois disso, distribuir os requisitos nas datas, considerando o tempo de instrução. Alguns requisitos são mais demorados e podem precisar de mais que uma data. Se o seu clube pretende fazer duas investiduras, uma de classes regulares e depois outra das classes avançadas, é importante que você coloque os requisitos regulares antes dos requisitos avançados em seu planejamento.

      O próximo passo é elaborar seus planos de instrução, o detalhamento de como você pretende instruir o requisito. Isso vai facilitar a preparação da instrução e o aprendizado dos desbravadores. Você pode fazer isso ao longo do ano. Veja aqui sobre a preparação da instrução (http://cantinhodaunidade.com.br/preparando-a-instrucao/) ou pesquise por “preparando a instrução” em nosso blog para ver alguns modelos de plano de instrução.

      Lembrando que você também pode convidar outras pessoas para dar instruções da sua classe, é só conversar com a diretoria do Clube antes e ver se eles concordam.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pode nos perguntar.

      Um abraço.

    • Olá, Wemerson,

      Verifique na nossa página de Classes, temos vários planos de instrução prontos já e ideias também de como ensinar os requisitos. Caso precise de algo específico que não encontrar, só mandar uma mensagem para a gente =D

      Um abraço.

  1. Olá, estou montando um site para o nosso Clube, posso usar uns artigos seus e colocar links redorecionando para o seu blog?

    Telma Almeida

  2. Oi Fernando,

    A intenção é excelente, porque realmente desenvolveria a habilidade do instrutor para cada idade, mas acho que acaba prejudicando a continuidade das classes.

    O que podemos fazer para alcançar os dois pontos é sempre fazer um rodízio das classes, a cada ano. Assim eles teriam um treinamento ainda mais aprofundado em cada classe e em cada idade.

    Um abraço.

  3. Hum..
    Bom, nós sempre usamos o 1º modelo, desde a fundação do clube.
    Nesse ano de 2011 estava pensando em implantar o 3º modelo, porque pensava que se um lider instruir a mesma área de todos os cartões isso iria desenvolver no mesmo a habilidade de lidar com todas as idades de Desbravadores do clube.

    Porém depois dos conselhos percebi que o modelo nº1 é mais eficaz e o resulto é mais significativo. Portanto continuarei então com esse modelo.

    Valew pelas dicas galera,
    e Parabéns pelo Blog.

    um Abraço!

  4. Fernando,

    Até agora, o método que mais tem funcionado com os Clubes é o 1º, onde temos 1 ou 2 instrutores (é melhor 2) para cada classe. Assim, a classe terá o mesmo instrutor o ano todo, e ele terá um acompanhamento melhor do grupo. É o mais fácil de organizar e o que mais rende no momento das instruções. Outro fator importante é que você junta os garotos e garotas nesse momento e, com a diversidade de idéias, a classe cresce mais.

    Também não gosto muito do 2º e 3º modelo, pelos mesmos motivos que o Mateus citou. Mas se você tiver que usar o 2º método, você precisa fazer bem a divisão de cantinho da unidade e instrução, pois mesmo que seja com o mesmo grupo, esses momentos precisam ser distintos, para não haver supressão do cantinho.

    Caso o seu Clube não tenha instrutores suficientes, você pode agregar 2 classes em uma, aproximando-se a idade. Por exemplo, quem tem 10 e 11 faz amigo, 12 e 13, pesquisador e 14 e 15 excursionista. Mas isso somente até conseguir instrutor para todas elas, que é o ideal!

    Um abraço.

  5. Fernando,
    enquanto o Alberto não responde aqui, eu vou falar qual é a minha opinião.
    Apesar de poder ser vantajoso para os desbravadores, não gosto muito do 3º método por alguns motivos:
    1º – É mais trabalhoso para planejar, pois é necessário montar um cronograma de forma que as áreas não choquem. É ruim para sincronizar atividades em saídas, por exemplo. Em um pernoite, visita ao zoológico, e outras saídas, o instrutor da área vai precisar dividir com mais pessoas as instruções.
    2º – O instrutor se aprofunda muito em uma área e abandona as outras. Precisamos lembrar que as classes servem não apenas para o crescimento dos juvenis e adolescentes, mas também da diretoria.
    3º – Como os instrutores de cada área são sempre as mesmas pessoas, a tendência é que não haja inovação. Quando você vai ensinar algo que não tem conhecimento, você pesquisa. Se você já sabe, não faz isso. Logo, não traz novidades.
    Não gosto do 2º método por um simples motivo: acho a separação entre garotos e garotas no momento das classes desnecessária. Inclusive acho que a diferença de pensamento de garotos e garotas seja produtiva para o crescimento deles.
    E ter 2 instrutores é sempre melhor que 1, pois imprevistos acontecem.

  6. Olá ALberto, me esclareça uma dúvida por favor..

    De todos os clubes que você faz avaliação da sua região, acredito que nem todos eles usam o mesmo método de ensino, cada um tem uma estratégia diferente, e um método diversificado na instrução de classes.
    Esse ano no meu clube estava pensando em implantar um novo método de instrução de classes, mas estou com receio de que o mesmo não seja tão eficiente, então qual o método você indica como o mais eficiente para a condução dos desbravadores ao término da classe?

    1º Um ou dois instrutores por classe (forma tradicional);

    2º Os próprios conselheiros serem instrutores de classes, onde uma certa unidade com a faixa de idade de 10 e 11 anos tem 2 conselheiros, então na hora das classes um deles será o conselheiro de amigo e o outro de companheiro, e eles passarão a classe apenas para sua unidade.

    3º Um instrutor para cada área do cartão, exemplo, um intrutor de saúde e aptdão física, um de acampamento, etc. Onde ele dara instrução cada domingo em uma classe diferente.

    Analisando esses métodos acima, e com a experiência que você tem com avaliações, qual você considera como a mais eficiente ??

    Obrigado pela atenção!

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