Metodologias

O Clube de Desbravadores, por sua natureza recreativa, instrutiva e espiritual, é um forte instrumento com duas frentes básicas de ação: (1) fortalecer os juvenis, adolescentes e jovens da igreja em seu relacionamento com Jesus e (2) levar juvenis e adolescentes que não conhecem a Jesus a desenvolverem intimidade espiritual com Ele.

Por isso, o fator culto, meditação ou reflexão é extremamente importante, podendo ser considerado um dos momentos mais eficazes para o plantio e cultivo da semente do Evangelho. Mas para que isso ocorra, de fato, precisamos pensar e repensar metodologias para esse objetivo. O próprio Deus nos estimula a variar a metodologia para um mesmo objetivo (Dt 6:4-9; Hb 1:1-2).

Isso é prático: um médico não resolve todos os problemas cirúrgicos com um bisturi; um carpinteiro não se utiliza unicamente do martelo e um educador (espera-se) não faz uso somente de aulas expositivas diante dos diferentes estilos de aprendizagem.

Assim, segue dica básica a ser detalhada futuramente: conte o número de reuniões do Clube, no mês, nas quais o culto pode ser mais elaborado sem prejuízo para os demais objetivos. Se forem 4 reuniões (1 por domingo, por exemplo), determine previamente uma metodologia diferente para cada reunião a fim de ensinar uma verdade ou valor espiritual conforme a necessidade do Clube: (a) dinâmica; (b) dramatização muda ou falada; (c) desenhos; (d) música/parábola moderna.

Lança-se o tema ou conceito, bem como sua base bíblica (em poucos minutos) e fixa-se a lição na mente com um desses recursos (com tempo pré-definido). Você perceberá um ótimo resultado!

Na próxima, desenvolveremos um pouco de cada uma das 4 sugestões para ajudar você. Por ora, seja corajoso, peça orientação de Deus e comece a incrementar seu momento espiritual no Clube para que nossos desbravadores tenham seus nomes escritos no Livro da Vida.

Abraço e até a próxima. MARANATA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Metodologias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *