Especialidade de Sangue e defesas do corpo: aprendendo a pesquisar

O sangue é um tecido (conjunto de células) do corpo humano que é vital para o seu funcionamento. É através dele que o oxigênio que respiramos é levado a todas as células do corpo, bem como o gás carbônico e outras impurezas celulares são levados para fora, seja através da respiração ou da metabolização no fígado (hepática) ou no rim (renal). É também no sangue onde estão as células de defesa do nosso organismo, responsáveis pelo “combate” às doenças quando somos infectados por micro-organismos.

Nesta especialidade você vai aprender sobre a composição do sangue, sobre os tipos de células que ele tem, compreender o processo da coagulação, saber os tipos sanguíneos e sobre doação de sangue. Você vai descobrir também sobre como funciona a defesa do nosso corpo, sobre alergia, sobre vacinas e como o sangue é produzido. E, por último, você precisará acompanhar alguém em um processo de doação de sangue ou, se tiver idade e saúde adequada, você mesmo doar!

Abaixo estão os requisitos necessários para a conclusão desta especialidade.

  1. Nomear os 2 componentes do sangue. Qual a porcentagem de cada um?
  1. Desenhar ou colar fotos dos seguintes tipos celulares do sangue, identificando todos: hemácia, plaqueta, neutrófilo, linfócito, eosinófilo, basófilo e monócito. Qual(ais) a(s) principal(ais) função(ões) de cada um?
  1. Fazer 2 das seguintes opções:
    • Observar algum profissional de saúde retirando o sangue de alguém e descreva quais são os cuidados necessários.
    • Visitar um laboratório onde são feitos exames de sangue. Se informar sobre quais exames são realizados lá e quais os procedimentos necessários para pelo menos 3 deles.
    • Visitar um banco de sangue. Perguntar como é feito o armazenamento do sangue, qual é o prazo de validade e quais os tipos com menor estoque.
  1. Quais gases são transportados pelas hemácias? Explicar porque o sangue nas suas veias aparece azul/verde, mas se você cortar ele é vermelho brilhante. Explicar porque a falta de ferro na dieta faz com que o sangue fique com uma tonalidade menos avermelhada.
  1. Explicar como é formado um coágulo sanguíneo. Qual é o primeiro socorro utilizado para ajudar nesse processo?
  1. O que é preciso para ser um doador de sangue? Quais são os cuidados e recomendações principais? Quem não pode doar sangue?
  1. Qual é o seu tipo sanguíneo? Para quais tipos sanguíneos você pode ser doador? De quais tipos sanguíneos você pode receber doação? Por quê? Faça uma tabela mostrando a compatibilidade sanguínea entre todos os tipos sanguíneos.
  1. Além das células estudadas no item 2, quais são as outras células envolvidas na defesa do nosso organismo? Ilustre cada uma delas.
  1. O que são anticorpos? Como eles atuam? São produzidos por quais células?
  1. Citar, pelo menos, 5 diferenças entre o resposta imunológica inata e resposta imunológica adquirida.
  1. Citar 2 textos bíblicos em que o sangue está envolvido. Depois de estudar sobre o sangue, por que você acha que a Bíblia usa o sangue como símbolo do poder salvador de Deus?
  1. Listar 10 hábitos de saúde que podem ajudar o seu corpo a se manter saudável e combater a infecção. Encontrar um texto do Espírito de Profecia para cada um deles. Mantenha um registro de, no mínimo, 1 mês no qual você aplicou estes hábitos.
  1. Definir os seguintes termos:
    • Imunologia
    • Patógeno
    • Inflamação
    • Memória
    • Vacina
    • Alergia
    • Histamina
    • Antígeno
    • Febre
  1. Citar 3 espécies de plantas tóxicas encontradas na sua região. O que fazer para evitar reação alérgica a elas? O que fazer caso tenha uma reação alérgica?
  1. Descrever como funcionam as vacinas e os soros. Verificar seu cartão de vacina, caso esteja faltando alguma, procure um serviço médico e deixe-o em dia.
  1. O que é AIDS? Como é transmitida? Existe cura? Qual a diferença entre HIV positivo e aidético?
  1. Encontrar 3 referências bíblicas que falem sobre limpeza e controle da propagação das doenças.
  1. Onde as células sanguíneas são produzidas? Onde são hemolisadas? Qual é o tempo médio que uma hemácia vive?
  1. Realizar um dos seguintes:
    • (Para aqueles com menos de 18 anos): convidar uma pessoa para doar sangue e acompanhar o processo de doação.
    • (Para aqueles com mais de 18 anos): procurar o sistema médico e fazer uma doação de sangue (se estiver apto). Caso não possa doar, convidar uma pessoa para doar e acompanhar o processo de doação.

Como explicamos no post Especialidades: aprendendo a pesquisar, não pretendemos dar as respostas das especialidades, mas fornecer algumas fontes de pesquisa. A seguir estão alguns sites na internet de informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade.

Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta