Especialidade de Rochas e Minerais: aprendendo a pesquisar

Qual é a diferença entre uma rocha e um mineral? O que ígnea, metamórfica e sedimentar significa? Para que são usados as rochas e os minerais? Tudo isto está nesta especialidade! Você aprenderá sobre a escala de dureza de Mohs. Quão duras são nossas unhas quando comparadas com talco e diamante. E mais: clivagem, densidade específica, brilho, cor, textura e cristais. Procurar referências bíblicas para rochas e minerais, principalmente os fundamentos da nova Jerusalém. E é claro, tem a sua própria coleção de rochas e minerais para admirar. Esses são os requisitos para conhecer um pouco sobre rochas e minerais:

  1. Saber distinguir entre rochas e minerais.
  2. Definir as seguintes características de um mineral: cor, brilho, cor do traço, clivagem, dureza, densidade e sistema cristalino.
  3. Explicar as características básicas dos 3 grupos de rochas: sedimentar, ígnea e metamórfica.
  4. Qual o significado da escala de Mohs? Citar os minerais de acordo com essa escala.
  5. Mencionar 4 utilidades das rochas e 4 utilidades dos minerais. Citar um exemplo para cada um.
  6. Contar 4 incidentes da Bíblia nos quais uma rocha foi importante e decorar os versos bíblicos.
  7. Quais são pedras ornamentam cada um dos fundamentos do muro da Nova Jerusalém?
  8. Coletar ou adquirir, pelo menos, 15 rochas ou minerais. No caso de ter coletado, classificar as espécies com o nome da pessoa que a encontrou, data e local em que foi encontrada. No caso de ter adquirido, escrever o seguinte:
    1. Para rochas: pesquisar e escrever a mineralogia da rocha e classificá-la segundo os três grupos de rochas.
    2. Para minerais: pesquisar e descrever as seguintes características dos minerais: cor, brilho, cor do traço.

Logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos” e quaisquer expressões relacionadas à evolução. Desconsiderem essas informações.

Dica: Procure saber se em sua cidade existe um museu de geologia. Eles são abertos à visitação e geralmente existe a possibilidade de se marcar uma aula com monitores, proporcionando um aprendizado diferente. Normalmente essas palestras e apresentações usam a cronologia evolucionista, então é importante que o responsável por levar o grupo conheça bem sobre o assunto para fazer as correções necessárias após a visita e sanar quaisquer dúvidas. Caso você tenha dúvidas sobre essa cronologia, entre em contato com a Sociedade Criacionista Brasileira.

Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.
1- Mateus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Especialidade de Rochas e Minerais: aprendendo a pesquisar

  1. Oi meu nome é Fabio achei uma pedra muito estranha mais bonita não sei oque é na verdade ela é meio vermelhada da cor de barro mais ou menos mais ela possui umas partes que parece vidro sei lá e queria saber oque é na verdade meu email esta como Mc Fabinho Baixada se você puder entrar em contato no meu face agradeço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *