Especialidade de Répteis: aprendendo a pesquisar

O que é um réptil? Que características eles têm? Você vai conhecer quem eles são e aprender a identificar os répteis de sua região. Vai conhecer que répteis são venenosos. Também vai aprender a fazer o que fazer em caso de mordida de cobras, tanto peçonhentas quanto não peçonhentas.

Vai cuidar de um pequeno réptil e relatar seus cuidados ou aprender sobre as características e ciclo de vida dos lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos. Finalmente, o mais importante: vai aprender histórias bíblicas nas quais os répteis tiveram papel importante.

Os requisitos abaixo, juntamente com os requisitos da especialidade de anfíbios, são os necessários para se tornar um “especialista” em herpetologia, o estudo dos anfíbios e répteis.

  1. Que características um animal precisa ter para ser classificado como réptil?
  2. Dar o nome de 15 répteis encontrados em sua região. Dizer onde vivem, seus hábitos alimentares e sua importância na economia.
  3. Citar cinco répteis venenosos de sua região descrevendo cada um em termos de localização de presas e distribuição geográfica.
  4. Dizer o que fazer se for mordido por uma cobra peçonhenta.
  5. Dizer o que fazer se for mordido por uma cobra não peçonhenta.
  6. Completar uma das tarefas a seguir:
    • Contar como vive um representante de cada: lagarto, cobra, tartaruga. Comparar lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos em termos de formas de vida, variações no olhos e orelhas, dentes, coração, pulmões, membros, rabo e escamas).
    • Manter um pequeno réptil num terrário e fazer um relatório de seus cuidados, durante pelo menos três meses.
  7. Ser capaz de contar duas histórias da Bíblia nas quais um réptil teve papel importante.

Para ajudar na 2ª parte do requisito 6, leia também Especialidades de Estudo da Natureza, coleções e legislação ambiental.

Logo abaixo estão as alguns sites com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.

Como os requisitos 2 e 3 pedem especificamente por espécies encontradas em sua região, os links acima provavelmente não terão espécies suficientes para o seu cumprimento. Caso tenha dúvidas ao completar esses requisitos ou para nos sugerir outras fontes, deixe-nos um comentário ou envie-nos um e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 thoughts on “Especialidade de Répteis: aprendendo a pesquisar

  1. Gosto muito do estilo como voces aqui do site ensinam, sem dar respostas, apenas dicas. parabens pelo trababalho!

  2. Nao gostei por isso msm, nao tem respostas sou uma desbravadora e nao posso estudar para prova pois akie nao tem as respostas

    • Olá, Anônimo,

      Preferimos não dar a resposta diretamente, pois pesquisando o aprendizado é muito maior. Os textos sugeridos, além de terem as respostas para as perguntas da especialidade, possuem várias outras informações importantes e interessantes.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *