Especialidade de Protozoários: aprendendo a pesquisar

Os protozoários são seres de uma única célula (unicelulares), mas têm estrutura celular organizada (eucariontes). Fazem parte, na classificação por reinos, do Reino Protoctista, também conhecido como Reino Protista, juntamente com as algas. São predominantemente aquáticos e doenças importantes para a saúde pública do Brasil são causadas por estes agentes.

O estudo desta especialidade o ajudará a entender as características dos protozoários, saber identificar alguns deles, suas divisões, formas de reprodução, alimentação e respiração. Vocês conhecerão também um pouco sobre as principais doenças causadas por eles, como a malária, doença de Chagas e leishmaniose. 

Abaixo estão os requisitos necessários para a conclusão desta especialidade.

  1. Quais as principais características dos protozoários que os colocam no reino protista? Quais as semelhanças e diferenças que eles têm em relação aos demais protistas (algas)?
  2. Ser capaz de identificar, por meio de desenho ou figura, 5 protozoários comuns, dando o seu nome científico.
  3. Dê a classificação dos protozoários, dizendo suas características distintivas e, pelo menos, um exemplo em cada grupo e sua importância.
  4. O que são pseudópodes? Qual sua função?
  5. Como ocorre a reprodução dos protozoários? Como eles podem alterar suas características genéticas e tornarem-se mais resistentes a agressores?
  6. Como ocorre a alimentação e respiração dos protozoários?
  7. A amebíase e a giardíase são doenças gastrointestinais causadas por protozoários que são muito semelhantes. Cite 3 diferenças que as distinguem e como nós podemos preveni-las.
  8. Falar sobre a leishmaniose e como os cães estão relacionados com a propagação dessa doença protozoária.
  9. A malária é uma doença que causa muitas mortes na região amazônica e na África. Descreva qual sua forma de contágio, quais os seus principais sintomas e como podemos nos prevenir e tratar essa doença.
  10. Desenhe o ciclo da Doença de Chagas, explicando cada fase. O que ela causa no ser humano? Como é transmitida? Como podemos preveni-la? Há tratamento?

Como explicamos no post Especialidades: aprendendo a pesquisar, não pretendemos dar as respostas das especialidades, mas fornecer algumas fontes de pesquisa. A seguir estão alguns sites na internet de informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.

Separamos também dois vídeos bem legais que falam um pouco sobre o conteúdo desta especialidade:

Caso você tenha uma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta