Especialidade de Climatologia: aprendendo a pesquisar

Quando olhamos o céu, podemos dizer se o tempo está “bom” ou “ruim”.
Na especialidade de Climatologia você aprenderá como se formam fenômenos como a chuva, neve, granizo, a identificar diferentes tipos de nuvem, como elas se formam e o tempo associado a cada uma delas.

Entenderá o funcionamento dos instrumentos utilizados na climatologia. Descobrirá o que causam os raios e os trovões.

Verá como os radares, satélites e computadores são utilizados na previsão do tempo e como a relação entre a Terra e o Sol formam as diferentes estações do ano. E por fim, manterá um quadro meteorológico de uma semana, com base nas suas observações diárias.

Estes são os requisitos para se começar a se tornar um “especialista” em Climatologia.

  1. Explicar como os seguintes fenômenos se formam: neblina, chuva, orvalho, neve, granizo e geada.
  2. Identificar no céu ou em fotos, os seguintes tipos de nuvens: cirros, cúmulos, estratos e nimbos. Que tipo de clima está associado a cada uma delas?
  3. Explicar a ação de um termômetro de mercúrio, barômetro de mercúrio, barômetro aneróide e um pluviômetro.
  4. Por que é possível haver chuva de um lado de uma montanha, e estar seco do outro lado? Dar uma ilustração em seu país ou região.
    • Por que é mais fresco e úmido nas montanhas, do que nos vales?
    • De que direção geralmente vêm a chuva e o tempo bom em sua região?
  5. Demonstrar, com ajuda de um diagrama, como a relação entre a Terra e o Sol produz as diferentes estações.
  6. O que causa os raios e trovões? Quais os tipos diferentes de raios que existem?
  7. Com auxílio de um diagrama, demonstrar o que é convecção e qual é sua relação com o vento.
  8. Explicar como radares, satélites e computadores são usados na previsão do tempo.
  9. Explicar como os itens a seguir podem afetar o tempo:
    • correntes de jato
    • erupções vulcânicas
  10. Fazer um desenho mostrando o ciclo de água na meteorologia.
  11. Fazer um cata-vento simples ou pluviômetro.
  12. Manter um quadro meteorológico durante uma semana e registrar leitura do tempo em intervalos de 12 horas. Incluir o seguinte:
    • temperatura
    • umidade (orvalho, neblina, chuva, geada, neve)
    • formação de nuvens
    • direção do vento
  13. Completar a leitura das seguintes passagens: Gênesis 1, Jonas 1 e 2, e Mateus 8:23-27. Após a leitura, participar de um debate sobre o porquê da criação do clima, qual a relação entre o clima e a vontade de Deus e como o clima pode ser usado por Deus como ferramenta de Salvação.

Como explicamos na postagem Especialidades: aprendendo a pesquisar, não pretendemos dar as respostas das especialidades, mas fornecer algumas fontes de pesquisa. A seguir estão alguns sites na internet de informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade.

Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.

1- Mateus

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