Amigo

GERAIScartao_amigo_frente.indd

1. Ter no mínimo 10 anos de idade.

2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.

Ser membro ativo do Clube de Desbravadores

3. Memorizar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador.

Ideais do Clube de Desbravadores

4. Ler o livro do Clube de Leitura Juvenil do ano em curso.

5. Ler o livro Vaso de Barro.

6. Participar ativamente da classe bíblica do seu clube.

II. DESCOBERTA ESPIRITUAL

1. Memorizar e demonstrar o seu conhecimento:

a) Criação: O que Deus criou em cada dia da Criação.

b) 10 Pragas: Quais as pragas que caíram sobre o Egito.

c) 12 Tribos: O nome de cada uma das 12 tribos de Israel.

d) 39 livros do Antigo Testamento e demonstrar habilidade para encontrar qualquer um deles.

Livros da Bíblia

2. Ler e explicar os versos abaixo:

  • João 3:16
  • Efésios 6:1-3
  • II Timóteo 3:16
  • Salmo 1

Fazendo o cartão sem seus desbravadores perceberem

3. Leitura bíblica:

  • Gn 1
  • Gn 2
  • Gn 3
  • Gn 4:1-16
  • Gn 6:11-22
  • Gn 7
  • Gn 8
  • Gn 9:1-19
  • Gn 11:1-9
  • Gn 12:1-10
  • Gn 13
  • Gn 14;18-24
  • Gn 15
  • Gn 17:1-8;15-22
  • Gn 18:1-15
  • Gn 18:16-33
  • Gn 19:1-29
  • Gn 21:1-21
  • Gn 22:1-19
  • Gn 23
  • Gn 24:1-46,48
  • Gn 24:52-67
  • Gn 27
  • Gn 28
  • Gn 29
  • Gn 30:25-31;
  • 31:2-3, 17-18
  • Gn 32
  • Gn 33
  • Gn 37
  • Gn 39
  • Gn 40
  • Gên. 41
  • Gên. 42
  • Gên. 43
  • Gên. 44
  • Gên. 45
  • Gên. 47
  • Gn 50
  • Êx 1
  • Êx 2
  • Êx 3
  • Êx 4:1-17; 27-31
  • Êx 5
  • Êx 7
  • Êx 8
  • Êx 9
  • Êx 10, 11
  • Êx 12
  • Êx 13:17-22; 14
  • Êx 15:22-27; 16
  • Êx 17
  • Êx 18
  • Êx 19
  • Êx 20
  • Êx 24
  • Êx 32
  • Êx 33
  • Êx 34:1-14; 29-35
  • Êx 35:4-29 e 40

III. SERVINDO A OUTROS

1. Dedicar duas horas ajudando alguém em sua comunidade, através de duas das seguintes atividades:

a) Visitar alguém que precisa de amizade e orar com essa pessoa.

b) Oferecer alimento a alguém carente.

c) Participar de um projeto ecológico ou educativo.

2. Escrever uma redação explicando como ser um bom cidadão no lar e na escola. (Folha A4, fonte Arial 12).

IV. DESENVOLVIMENTO AMIZADE

1. Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12.

10 qualidades de um bom amigo

2. Saber cantar o Hino Nacional de seu país e conhecer sua história. Saber o nome do autor da letra e da música do hino.

O Hino Nacional

V. SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA

1. Completar uma das seguintes especialidades:

Natação Principiante I

Cultura física

Nós e amarras

Segurança básica na água

2. Utilizando a experiência de Daniel:

a) Explicar os princípios de temperança que ele defendeu ou participar em uma apresentação ou encenação sobre Daniel 1.

b) Memorizar e explicar Daniel 1:8.

c) Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.

Daniel

3. Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

Alimentação saudável

VI. ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA

1. Através da observação, acompanhar todo o processo de planejamento até a execução de uma caminhada de 5 quilômetros.

VII. ESTUDO DA NATUREZA

1. Completar uma das seguintes especialidades:

a) Felinos

Especialidade de Felinos: aprendendo a pesquisar

b) Cães

Especialidade de Cães: aprendendo a pesquisar

c) Mamíferos

Especialidade de Mamíferos: aprendendo a pesquisar

Especialidade de Mamíferos: preparando a instrução

d) Sementes

Especialidade de Sementes: aprendendo a pesquisar

e) Aves de estimação

Especialidade de Aves de estimação: aprendendo a pesquisar

2. Aprender e demonstrar uma maneira para purificar a água e escrever um parágrafo destacando o significado de Jesus como a água da vida.

Tratamento de água em trilhas e acampamentos

Purificação de água – Clor-in

3. Aprender e montar três diferentes tipos de barracas em locais apropriados.

Como montar sua barraca

VIII. ARTE DE ACAMPAR

1. Demonstrar como cuidar corretamente de uma corda. Fazer e explicar o uso prático dos seguintes nós:

Cuidados para conservação de cordas

a) Simples

b) Cego

c) Direito

d) Cirurgião

e) Lais de guia

f) Lais de guia duplo

g) Escota

h) Catau

i) Pescador

j) Fateixa

l) Volta do fiel

m) Nó de gancho

n) Volta da ribeira

o) Ordinário

Nós da classe de Amigo

3. Completar a especialidade de Acampamento I

4. Apresentar 10 regras para uma caminhada e explicar o que fazer quando estiver perdido.

Regras para caminhadas

5. Aprender os sinais para seguir uma pista. Preparar e seguir uma pista de no mínimo, 10 sinais, que também possa ser seguida por outros.

Sinais de pista

IX ESTILO DE VIDA

1. Completar uma especialidade na área de Artes e Habilidades manuais.

Artes e habilidades manuais

CLASSE AVANÇADA. AMIGO DA NATUREZA

1. Memorizar, cantar ou tocar o Hino dos Desbravadores e conhecer a história do hino.

2. Em consulta com seu líder, escolher um dos seguintes personagens do Antigo Testamento e conversar com seu grupo sobre o amor e cuidado de Deus e o livramento demonstrado na vida do personagem escolhido.

a) José

b) Jonas

c) Ester

d) Rute

3. Levar pelo menos dois amigos não adventistas à Escola Sabatina ou ao Clube de Desbravadores.

4. Conhecer os princípios de higiene, de boas maneiras à mesa e como se comportar diante de pessoas que tenham diferentes idades. Demonstrar e explicar como estas boas maneiras podem ser úteis nas reuniões e acampamentos do clube.

5. Fazer a especialidade de Arte de Acampar.

6. Conhecer e identificar 10 flores silvestres e 10 insetos de sua região.

7. Começar uma fogueira com apenas um fósforo, usando materiais naturais, e mantê-la acesa.

8. Usar corretamente uma faca, facão ou uma machadinha e conhecer dez regras para usá-los com segurança.

9. Escolher e completar uma especialidade em uma das áreas abaixo:

a) Atividades Missionárias

b) Atividades Agrícolas

1- Equipe

18 Comentários

18 ideias sobre “Amigo

  1. quero saber se eu preciso realmente fazer relatórios para ter a classe de Amigo e as outras classes Demais…
    E também saber que para ter algumas fotos para confirmar oque você fez?

    • Oi, Bruno, boa noite.

      O método de avaliação de cada requisito é definido pelo instrutor, de acordo com o que ele achar mais adequado para verificar o seu cumprimento. Mas a nível geral, não existe uma obrigatoriedade de a verificação ser sempre por relatórios.

      Um abraço.

    • Boa tarde, André,

      Abaixo de cada post existe um ícone de impressora. Ao clicar nele, é possível imprimir qualquer post ou salvá-lo como pdf, caso utilize o Google Chrome ou possua algum software de “impressão” em pdf, como o cutepdf writer.

      Um abraço.

  2. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se essas classes são atualizadas e aptas para usar esse ano de 2017? Amei, cantinho da unidade está de parabéns!!

    • Olá, Netinho, boa noite,

      Na verdade, não é necessária uma prova escrita após concluir as classes. O regional apenas deve verificar se todos os requisitos foram cumpridos e verificar como o desbravador se saiu no cumprimento das atividades. Não é para ser um momento tenso ou difícil para as crianças, apenas uma verificação mesmo, por meio de uma conversa.

      Um abraço.

    • Boa noite, Maria Luisa,

      Por alguns problemas que já tivemos, desabilitamos a opção de copiar e colar. Neste caso, você pode usar o ícone de imprimir (que fica no final do post) para ter os arquivos com você e conseguir estudar.

      Um abraço.

  3. Bom dia

    qual a possibilidade de podermos copiar os itens de todas as classes

    pois parece que estes estão bloqueados para copia

    • Olá, Vicente,

      O Cantinho da Unidade é bloqueado para cópias, devido termos tido alguns problemas no passado. Uma alternativa é vocês usarem o aplicativo de impressão no final de cada post.

      Um abraço.

Deixe um comentário para Thyago Nascimento Barros Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *