Classes de desbravadores reformuladas!

Semana passada vimos AQUI no nosso Cantinho as principais mudanças nas novas classes.

As classes regulares/avançadas não sofreram muitas alterações, mas as classes agrupadas e as classes de liderança estão com uma roupagem completamente diferente. Confiram!

Classes agrupadas

O novo cartão de classes agrupadas tem uma estrutura muito diferente do anterior. A partir de agora, quem cumprir o cartão de classes agrupadas será investido em todas as classes regulares e em todas as classes avançadas, não mais em líder! A ideia é que exista apenas um caminho para a investidura nas classes de liderança: o cartão de líder. Isso facilita tanto o cumprimento, por parte dos aspirantes, quanto a avaliação e orientação, por parte dos instrutores.

Classes de liderança

As mudanças mais significantes, tanto em estrutura quanto em requisitos, foram nas classes de liderança. Para começar, em todas as classes é necessário completar o ano bíblico jovem e fazer provas, inclusive máster e máster avançado. As provas não mais serão sobre o Nossa Herança e o Verdades Bíblicas, confira:

Líder: Salvação e Serviço / Nisto Cremos (crenças fundamentais 1-10) e Estatuto da Criança
Líder Máster: Nisto Cremos (crenças fundamentais 11-20)
Líder Máster Avançado: Nisto Cremos (crenças fundamentais 21-28)

Assim como os desbravadores, os líderes também precisam se voltar aos livros! Eis os exigidos nas três classes: Mensagens aos Jovens, Orientação da Criança (alguns capítulos), A Ciência do Bom Viver, Retrato dos Pioneiros e O Grande Conflito, além de alguns de escolha do candidato e do Manual Administrativo, obrigatório para os aspirantes a Líder.

As especialidades também foram valorizadas. Em cada classe é necessário cumprir um ou dois mestrados, dentre os seguintes: Zoologia, Botânica, Atividades recreativas, Ciência e tecnologia, Saúde, Ecologia, Habilidades domésticas e Testificação.

Outra mudança estrutural é incentivar o líder a se envolver com outros departamentos da Igreja, visível ao se solicitar o cumprimento da Medalha de Bronze (antiga Medalha de Dedicação) e a participação em treinamentos de outros departamentos, como Escola Sabatina e Pequenos Grupos.

A parte física, há tempos esquecida, foi reintroduzida. A Medalha de Prata e a Medalha de Ouro passam a ser obrigatórias para a investidura em Máster e em Máster avançado, respectivamente. [Esperamos que seus requisitos sejam revisados, mas isso depende da Divisão…].

As classes de Máster e Máster Avançado não são mais divididas em sete seções de especialização. Agora os líderes terão que cumprir todos os requisitos, em todas as áreas! Mas eles também foram reformulados, não se preocupem, rs.

Além disso, foi definido um padrão para as pastas e também os critérios de perda e revalidação de investidura.

O objetivo das mudanças foi desenvolver líderes mais capacitados e treinados, além de envolvê-los mais com a Igreja e desenvolver a espiritualidade de cada um. Dar estudos bíblicos, levar alguém ao batismo, participar da Missão Calebe… Os desafios são grandes, mas aqueles que os vencerem serão vitoriosos! Serão líderes mais comprometidos com a Salvação dos desbravadores e com o Serviço de Deus!

E aí, gostaram? Ficaram ansiosos para iniciar agora mesmo os novos cartões? Façam o seu pedido no site da Editora Sobre Tudo ou aguardem para comprar no SELS da sua Associação/Missão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 thoughts on “Classes de desbravadores reformuladas!

  1. 1 – Até quando será aceito o outro cartão?
    2 – E o manual de Especialidades que já era pra ter sido lançado, sai quando ?

      • E agora, 4 meses depois,vc ja sabe me informar, se a DSA já se manifestou quanto até quando será aceito o antigo cartão?

        • Olá, Roberto,
          Ainda não há nenhuma manifestação oficial. Eles estão organizando várias coisas no departamento, logo deve sair uma publicação no novo site que vão lançar em abril ou maio.
          Um abraço.

  2. Parabéns Alberto pelo site e as informações. Tenho acompanhado o crescimento desse projeto (Cantinho da Unidade) desde que você entrou em contato comigo porque precisava do domínio no blogger e que estava em meu nome, mas que eu tinha esquecido a senha (kkkkkkkkkkkk).
    Realmente você e sua equipe estão de parabéns.
    Gostaria de firmar uma espécie de parceria entre irmãos de lenço. Também administro um site com notícias de desbravadores e gostaria de inserir nele um link do Cantinho da Unidade, se você me permitir. Então, posso contar com o seu apoio também? Claro, meu projeto não é tão arrojado como o seu e ainda não tenho uma equipe como a sua (na verdade trabalho só, por enquanto)

    • Olá, Aguinaldo,

      Ah sim, me lembro dessa situação, hehehe, faz uns dois anos! Mas fique tranquilo, conseguimos trabalhar essa questão do domínio.

      Obrigado pelo apoio, amigo, essa equipe é realmente 10!

      Você não nos enviou o link do seu site, para darmos uma olhada…

      Um abraço.

      • http://www.facilitadordeformacao.webnode.com (site pessoal)
        http://www.harryfenner.blogspot.com (blog do meu clube)

        Ainda aguardo sua resposta em relação à permissão para linkar o Cantinho da Unidade em meu site.

        Amigo estou desenvolvendo um projeto para o meu clube, mas necessito dos nomes das especialidades, suas áreas e nome dos mestrados do novo manual. Se você tiver esse material e puder envia para o meu e-mail, por favor. É uqe se eu esperar o novo manual chegar perco o prazo para apresentar o projeto ao clube. Não preciso do conteúdo só dos nomes. Obrigado.

        • Olá, Aguinaldo,
          Fique à vontade para linkar o Cantinho da Unidade no seu site, ficaremos muito gratos. Porém, não linkamos no Cantinho sites/blogs de Clubes, para não demonstrar preferências… Assim, como podemos ajudá-los?
          Sobre o nome das especialidades, temos sim, pois já compramos o novo manual, porém, estamos com o tempo um pouco corrido para digitar tudo, pois estamos trabalhando em outros projetos no momento… Então talvez demoraremos mais do que o seu manual chegar, rsrs.
          Um abraço.

  3. Terminei o cartão de mastér esse ano, mais sou me investir em barretos 2014.
    Tomara que não seja obrigado fazer tudo de novo.

  4. Olá Alberto.

    Gostaria de compartilhar uma indignação.

    Adquiri os novos cartões de Classes Agrupadas para meu clube no Sels da minha associação. Ao ler os itens, fiquei frustrado e muito indignado. Não sei como é possível produzir algo tão importante para tantas pessoas com tamanho desleixo.

    Existem erros grosseiros de redação, concordância e padronização da linguagem. Cito alguns exemplos:

    Na sessão Servindo aos Outros, o item 1 e o 9 são iguais!
    As vezes Quilômetro se escreve por extenso e outras se usa “km“.
    As vezes quando se fala em números, se usa ´´ seis´´ outras se usa ´´6´´.
    Um dos maiores erros que eu encontrei foi a Classe Avançada ser chamada ´´Companheiro de Excursionismo´´.
    Existem outros que uma breve observação revela.

    Já comuniquei o líder da Associação, mas deixo aqui minha tristeza registrada. Como vamos exigir excelência dos garotos se os materiais oficiais vem com erros tão grosseiros?

    Obrigado por esse espaço e parabéns pelo projeto.

    Abraço!

    • Cometi um erro ao digitar “Companheiro de excursionismo”. No cartão está escrito eradamente “Companheiro de EXCURSIONISTA”.

    • Olá, Fabiano,

      Te entendo perfeitamente e compartilho desse sentimento de que nossos materiais devem ter excelência em sua produção. Vi um grande esforço da DSA na produção dessas classes para isso não acontecer, mas, infelizmente, alguns detalhes passaram.

      Vou montar uma equipe para fazer uma revisão detalhada do material e encaminhar as observações para eles, acredito que a Editora Sobre Tudo faça as correções em breve.

      Obrigado pelo toque.

      Um abraço.

  5. Oi Alberto, tudo bem?

    Poderia me ajudar quanto a escolha de dois livors quanto aos requisitos – Liderança e Comunicação e Relacionamento, fico na espera, grato.

    • Olá, Fabricio,

      Para a parte de liderança um livro muito bom é “A formação de um discípulo” (Keith Phillips, Editora Vida). É um livro pequeno, de 166 páginas, mas com conteúdo muito, muito importante.

      Já para comunicação e relacionamento você pode ler “Como lidar com pessoas difíceis” (Ursula Markham, Editora Mandarim). Ele pode ser encontrado em bibliotecas públicas ou no site Estante Virtual.

      Um abraço.

  6. Olá, eu tenho uma dúvida, quando eu era desbravador realizei apenas as classes regulares e nenhuma avançada, no ano passado 2012, me investi em Líder, gostaria de saber como faço para ter as classes avançada?

    • Olá, Hermes,
      Basta você cumprir agora os requisitos de todas as classes avançadas, as que estão nos cartões de regulares mesmo. Assim que concluir todas e for avaliado, poderá ser investido sem nenhum problema.
      Um abraço.

  7. Pois é. Quem não conseguiu se investir em Líder antes, agora é que ficou interessante…

    Mas, achei ótimo. Mesmo com as facilidades do modo antigo, a gente viu muita gente usando o lenço de líder apenas para gritar com meninos, ostentar posição ou falar bonito. Fazer as coisas, rastejar na lama, suar a camisa com eles que é bom, necas. Agora acredito que em alguns pontos pegaram pesado – Qualquer pessoa com um mínimo de instrução sobre educação física sabe que dar saltos mortais, como pede a Medalha de Ouro, não é pra qualquer um…Parada de Sapo, Dar 300 pulos de corda sem errar…E os 50 metros em 6,9s ? Usain Bolt faz isso com uma perna só…Mas eu não sou jamaicano, sou brasileiro. Corrida ida e volta, natação…Barra até que vai, deixa a pessoa travada, forte…. Sei que a DSA vai revisar. Entretanto o manual de especialidades está no estaleiro tem um tempão já e nunca terminam. O que vai ter de gente se matando pra cumprir aqueles requisitos “olímpicos” que pedem esses cartões Medalha de Ouro e Medalha de Prata, e no fim vão acabar dando o “jeitinho brasileiro” pra investir – Estamos numa cultura onde tudo para o povão começa com Demo – Demo…rado!!! – Pois não vai ser possível. Tem muita gente que vai apresentar laudo médico, entre outras coisas. Mas, cada qual com seu cada qual, e espero que a nova revisão não demore logo. Era pra pegar pesado mesmo. Mas acho que foram um pouquinho além da conta.

    • Olá, amigo,
      Concordo com as suas colocações. A ideia era que as medalhas fossem revisadas, mas ainda não tivemos acesso às novas para saber se foi apenas a capa que mudou ou os requisitos também.
      O que você pode fazer a respeito é enviar um email para a DSA, através do formulário de contato disponível no site dos desbravadores, explicando esses motivos. Peça também aos seus amigos para fazerem o mesmo. Quanto mais emails sobre isso eles receberem, mais fácil será de eles reconsiderarem e alterarem esses requisitos.
      Um abraço.

  8. alberto amigo estou com os cartões em mãos de medalhas, e foram revisados os requesitos sim, mas infelizmente creio que muitas pessoas (obesas ou com saúde frágeis e com idade avançada) não osneguirão fazer alguns dos requsitos, nem sou gordo, e não consigo fazer nem duas barras quanto mais nove ou dez, tá complicado ainda, acho que deveriam revisar ainda mais pois várias pessoas vão ter dificuldades, aí o que vai adiantar como nosso amigo falou, dar um jeitinho?sem falar que mais uma vez não diz como se avalia ou se pontua os requesitos, não diz se tiro 10 só se eu conseguir aquele minimo que pede, ou se eu passei 1 segundo a mais do que se pede eu ja sou reprovado ou fico com 9,5 ou 9,0 por exemplo assim não existe padronização no método avaliativo dos cartões complicando muita coisa aí agora que pra se investir é obrigatório a dsa vai ter problemas vou comunicar ao departamental da minha união pra ver no que dá,
    e aí o que achas um abraço!

    • Olá, Willian,
      Ainda não tivemos acesso aos cartões, mas concordo contigo que são muito pesados sim. Já enviamos uma observação à Divisão Sul-Americana a esse respeito, estamos aguardando a resposta.
      Mas envie sim um email ao seu departamental, e também envie à Divisão através do contato do site oficial. Quanto mais pessoas entrarem em contato com a Divisão a esse respeito, mais fácil será termos uma deliberação positiva.
      Um abraço.

  9. Olá Alberto, eu gostaria de saber se eu posso fazer o cartão de líder antigo no lugar do novo. Me disseram que havia uma data até quando o cartão velho poderia ser usado, e depois dessa data somente poderia fazer o cartão novo.

    • Olá, amigo,
      Ontem participamos de uma reunião no nosso Campo e o pr. Udolcy Zukowski nos deu algumas orientações. Em relação a esse assunto ele disse que quem já tinha iniciado o cartão antigo, pode concluí-lo. Mas para quem ainda irá iniciar, deve já usar os novos cartões.
      Um abraço.

      • É que eu já tinha feito a prova em fevereiro do ano passado, mas ainda estou terminando minha pasta. Desde já te agradeço. Fica com Deus e parabéns pelo belo trabalho aqui na internet com esse site, muito útil!

  10. olá pessoal, eu tenho 16 anos e não tenho nenhuma classe. comecei a fazer agrupadas no ultimo domingo e gostaria de saber: se eu concluir 100% do cartão antes de 2 anos (tempo minimo para cumprimento do mesmo) eu poderei ser investido. obg

    • Olá, Victor,

      Isso não é possível. É necessário que se aguarde o tempo mínimo para poder ser investido, a ideia é que o aspirante tenha tempo suficiente e adequado para fazer um bom trabalho no seu Clube.

      Um abraço.

  11. Prezado irmão Alberto

    Fui investido em Líder no final de 2013, concluindo o cartão de classes agrupadas antigo. Após a investidura fui informado que só teria direito a usar os pins de classes regulares, e não os de Classes avançadas, tendo que fazer à parte. No entanto, o cartão antigo não fala nada disso. Qual a orientação da DSA?

    • Olá, irmão Cícero,

      Com relação ao cartão de Agrupadas antigo, a orientação é que seja feita a investidura das seis classes regulares e da classe de líder. Apesar de conter alguns requisitos das classes avançadas, o cartão não dá direito à investidura nelas. Assim, o líder deve concluir os requisitos separadamente. Caso ele faça o novo cartão de Agrupadas, ele é investido nas seis classes regulares e nas seis classes avançadas, e não mais na de líder.

      Um abraço.

  12. Olá Alberto,
    Tenho um dúvida.
    Sou investido nas classes de amigo e companheiro, com suas avançadas. Numa reforma em minha residencia, todo o material dessas classes foi jogado fora. Quero saber, se terei de recomeçar essas classes, depois de já ter sido investido ou se há algum jeito de certificar a conclusão das mesmas ?! Aguardo resposta

    • Olá, Dimas,

      Neste caso, não é necessário refazer as classes. Entre em contato com o diretor do Clube onde você foi investido e solicite a ele que faça um certificado comprovando a conclusão das classes. Em seguida, peça ao regional para assinar o certificado.

      Um abraço.

    • Hiago,

      as notas lançadas agora são chamadas Orientação do Ministério de Desbravadores (OMD). A OMD 02/2013 exclui temporariamente os cartões Medalha de Prata e Medalha de Ouro das classes de Líder Máster e Líder Máster Avançado, respectivamente.

      Mas não houve a retirada, nem temporária nem definitiva, do cartão Medalha de Bronze da classe de Líder.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *