Cabeça de pica-pau inspira amortecedores

Quando os investigadores de acidentes recuperarem uma caixa-preta a partir dos destroços de um avião no futuro, poderão agradecer ao pica-pau pela conservação dos dados. O motivo? Um novo amortecedor hi-tech está sendo desenvolvido inspirado na habilidade da ave em resistir à desaceleração severa.
Uma cabeça de pica-pau suporta desacelerações de até 1200 g (gravidade padrão) enquanto ele bica uma árvore até 22 vezes por segundo. Os seres humanos só agüentam de 80 a 100 g, sem que o cérebro seja danificado.
Como os pica-paus suportavam isso ainda era um mistério, porém os cientistas Sang-Hee Yoon e Sungmin Park, da Universidade da Califórnia, estudaram o movimento do bicho, fazendo vídeos e uma tomografia computadorizada da cabeça da ave e do pescoço. Os estudos identificaram quatro estruturas que absorvem o choque mecânico.
Trata-se de seu bico duro, porém elástico; um osso de suporte à língua que se estende por trás do crânio (chamado hióide); uma área de osso esponjoso em seu crânio; um líquido cefalorraquidiano. Todas essas estruturas funcionam juntas para absorver as pancadas.
As estruturas da ave para absorver impacto (Crédito: New Scientist)
Depois de entender o mecanismo, os pesquisadores partiram em busca de análogos artificiais para todos esses fatores para que eles pudessem construir um sistema de absorção de choque mecânico.
Para simular a resistência do bico, eles usam um invólucro metálico cilíndrico. A capacidade do osso hióide para distribuir as cargas mecânicas é imitada por uma camada de borracha dentro do cilindro. O líquido cefalorraquidiano é imitado com camada de alumínio. A resistência do osso esponjoso à vibração é imitada por várias esferas de vidro de 1 mm de diâmetro, onde é depositado o objeto que quer ser preservado.
Para testar seu sistema, Yoon e Park colocaram um microchip dentro de uma bala com a estrutura baseada no pica-pau e usaram uma carabina para atirar em uma parede de alumínio. Depois do tiro, o circuito eletrônico ficou protegido, agüentando choques de até 60.000 g. Hoje as caixas pretas de vôo resistem a choques de até 1000g.
“Nós sabemos agora como evitar a fratura de microdispositivos de choque mecânico”, disse Yoon. “Um instituto na Coréia agora está buscando algumas aplicações militares para a tecnologia.”
Nota: Amortecedores hi-tech serão desenvolvidos graças a observação do design da cabeça do pica-pau. A forma perfeita como a natureza funciona continua servindo como modelo para a ciência. Mas quem projetou o original? Ou será que toda essa tecnologia surgiu por acaso?

Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso?” Jó 12:7-9

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