Ano bíblico – escolha o seu estilo

Todos nós sabemos da importância do estudo sistemático da Bíblia. O crescimento espiritual está intimamente ligado à quantidade de tempo que passamos refletindo sobre a palavra de Deus. Para os cartões de liderança é requisito obrigatório completar a leitura de toda a Bíblia, para as crianças há o Ano Bíblico Juvenil dividido em seis partes, uma para cada classe, de forma que aos 15 o adolescente terá lido a Bíblia ao menos uma vez.

Ler a Bíblia inteira parece ser algo extremamente desafiador, ainda mais em um país que não tem cultura de leitura como o nosso. Já ouvi aspirantes a líder dizerem que esse era o requisito mais difícil do cartão! Sem contar o sem número de pessoas que já são doutoras em Gênesis porque todo ano começam e em pouco mais de um mês de leitura desistem. Eu fui uma dessas, dos 10 aos 15 anos tentei todos os anos fazer o Ano Bíblico, mas o máximo que consegui chegar foi em Salmos…

Isso ocorre por vários fatores, e muitas vezes mais de um deles está presente.

Dificuldade na leitura: Sim, muitas pessoas, inclusive adultos, têm uma grande dificuldade na leitura mesmo dos textos simples. Aí o problema não é só com a Bíblia, e sim com qualquer tipo de leitura, até mesmo um jornal.

Dificuldade de interpretação/pobreza de vocabulário: A Bíblia possui um estilo literário muito culto. Não é literatura fast food que não precisa de cérebro para compreender. Alguns textos são complexos sim e existem muitas palavras desconhecidas. Quando o indivíduo não entende o que o texto quer dizer, a leitura deixa de fazer sentido e o desinteresse toma conta.

Preguiça/falta de perseverança: Convenhamos que todos, por mais ocupados que sejam, podem dedicar meia hora por dia para ler a Bíblia, então falta de tempo não é uma desculpa válida. No ônibus, no metrô, na fila, não é o ideal, mas já ajuda… O grande problema de muitos é a preguiça mesmo ou olham para o tamanho do livro e desistem logo de vez.

Mente cauterizada: Para outro grupo de leitores, habilidade de leitura não é problema, livros enormes também não, mas mesmo assim não suportam o Texto Sagrado. Geralmente esses leitores são ávidos consumidores de romances e thrillers, aí um texto sereno como a narrativa bíblica parece insípida e desinteressante. Essas pessoas estão correndo grande perigo. Satanás já conseguiu um grande domínio sobre a mente delas. Só com muita oração e com o poder do Espirito Santo esse mal pode ser revertido, do contrário o destino é a morte eterna.

Inadaptação do estilo: Cada pessoa é diferente, então o modelo de ler três capítulos por dia e cinco no sábado realmente não vai funcionar para todos. Há pessoas que leem super rápido, outras demoram mais. Crianças não podem ser obrigadas a seguir o mesmo programa que um adulto e é claro que se alguém for tentar seguir o mesmo modelinho de guia de estudos por anos a fio pode começar a ler no automático depois de um tempo.

Influência do inimigo: É claro que Satanás fará tudo para não deixar você estudar a Bíblia, é o telefone que toca, a criança que chora, o despertador que não funciona. Ele usa todo tipo de coisinhas no dia a dia para te afastar dessa atividade sagrada. NÃO PERMITA! Cada dia sem estudo é um dia sem alimento, depois de um tempo sua fé pode adoecer e até morrer.

Então, é mais ou menos isso que acontece, não é?

Vamos então a algumas ideias de como vencer essas dificuldades.

Dar a devida prioridade: O estudo da Bíblia deveria ser a primeira atividade do dia, até mesmo antes do desjejum. Precisamos de todo o poder possível para enfrentar os desafios diários. Se você ainda não tem um momento a sós com o Criador pela manhã, faça planos para que isso ocorra. Mas enquanto você não consegue, ajuste sua agenda para encaixar a leitura em outro momento do dia. O que não pode ocorrer é deixar de tratar sua hora (ou meia hora) com Deus como prioridade. Se não há outro momento, que seja antes de dormir, mas não deixe de ler.

Buscar a compreensão do texto: Se você tem dificuldade em compreender o texto bíblico, tente outra tradução; palavras difíceis? use o dicionário ou o Google; problemas com um texto específico? peça ajuda. Até mesmo a dificuldade de leitura não é empecilho, já ouvi várias histórias de pessoas que aprenderam a ler com a Bíblia, inclusive eu conheci um dessas pessoas. Atualmente existe até a Bíblia em áudio, até quem não enxerga pode conhecer o texto sagrado, não há desculpa!

Adaptar-se: O título do post é Ano Bíblico, sim, mas não significa que você precisa ler a Bíblia toda em um ano. O mais importante é que você leia a Bíblia todos os dias, não importa a quantidade, e sim a qualidade (também não vai avacalhar e ler só um versículo, né?). Existem vários planos de estudo e várias traduções da Bíblia, você certamente vai encontrar um que se adapte a você  e se não encontrar, crie o seu. A meta é ler a Bíblia toda, não importa se em um, dois ou cinco anos!

Antes de escolher o programa de leitura, é bom considerar a idade do indivíduo.

Crianças até os 9 anos: Livros coloridos podem ser mais efetivos do que a Bíblia em si. Nessa idade eles ainda estão sendo alfabetizados, então coleções como Meus Amigos da Bíblia ou as Belas Histórias da Bíblia irão despertar o gosto pela palavra de Deus. O mais importante é que o momento das histórias seja diário, para começar a criar o hábito desde cedo.

Crianças de 10 a 14: São a maior parte dos nossos desbravadores. Eles precisam de um programa de leitura personalizado. Está na hora de entrar em contato com a Bíblia de verdade, mas isso não significa que precisam ler 100% do texto. O Guia de Ano Bíblico Juvenil já é adaptado para a idade e exclui algumas passagens que deixariam as crianças mais cansadas ou que seriam mais difíceis de entender.

Dos 15 em diante: Em geral já estão no ensino médio, então devem ler o texto Bíblico integral. Isso não significa que precisa ser em um ano, o que quero dizer é que dessa idade em diante já não é mais indicado omitir nada. Todavia, seria bom procurar uma tradução mais acessível.

E por falar em traduções diferentes… Atualmente existem várias, vou comentar as que eu conheço ao menos um pouco, mas ainda existem várias outras. Entretanto, tenha cuidado, nem todas são confiáveis. Aqui a explanação será bem superficial, o assunto é complexo, merece um post só para ele…

João Ferreira de Almeida – VARA: É a mais conhecida. Existem algumas pequenas variações entre uma edição e outra, mas em geral é um texto mais complexo e rebuscado.

Nova Versão Internacional – NVI:  O texto é claro e bem fiel. Apresenta uma leve diferença em relação à João Ferreira de Almeida, geralmente só há substituição de palavras difíceis por sinônimos mais populares. É a minha preferida.

Bíblia na Linguagem de Hoje – BLH: O texto é bem fácil de entender, mais fácil que o da NVI, mas eu acho que em algumas passagens o sentido original se perde um pouquinho. Para crianças não tem muito problema, mas para o estudo é melhor usar uma tradução mais tradicional.

The Message – (A Mensagem): É um texto bem diferente do que estamos acostumados, é claro e fluente. A diagramação também muda bastante, a divisão em versículos não é feita da forma tradicional. Eu indico apenas para aqueles que já leram a Bíblia toda uma ou duas vezes. É muito interessante ler fazendo comparações entre os textos. Essa será a versão que vou utilizar no requisito para o classe de Líder Master Avançado.

Depois dessas informações, vamos então conhecer alguns métodos de estudo da Bíblia. Não importa o método, o essencial é que a leitura seja feita com oração.

Ano Bíblico Juvenil – Como mencionado, não contempla todos os capítulos. Você pode adquirir o guia de estudos na Associação/Missão, às vezes é grátis.

Ano Bíblico Jovem/Universitário/Adultos – Não tem grandes diferenças uns dos outros, eles contemplam todos os capítulos e seguem uma quantidade mais ou menos uniforme de páginas por dia. Também estão disponíveis na sede do Campo ou na lição de jovens e adultos. É um dos esquemas mais fáceis de seguir.

Ano Bíblico em Ordem Cronológica – Já existem Bíblias escritas em ordem cronológica, mas são difíceis de encontrar. Se você quiser seguir esse programa pode usar esta TABELA. Não fomos nós que criamos, o material conta com os devidos créditos ao autor. É interessante principalmente se você já fez outros programas antes.

Plano de Leitura em três meses – Sim é possível!!! Ler a Bíblia toda em 93 dias é possível, eu já fiz. Mas depende de muita dedicação e cerca de 1 hora de leitura todos os dias. Se você quiser seguir esse plano pode fazer o download AQUI. Apenas tome cuidado para não fazer uma leitura apenas superficial, assim não adianta.

Série Encontros – É um plano para ler toda a Bíblia mais os livros da Série Conflito (Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O Desejado de Todas as Nações, Atos dos Apóstolos e O Grande Conflito) mais o Parábolas de Jesus. É um excelente plano, pois dá um conhecimento bem aprofundado da Bíblia. Este guia de estudos foi preparado pelo  Centro White e você pode baixá-lo AQUI.

Reavivados Por Sua Palavra RPSP – Esse é um dos planos mais fáceis de seguir, basta ler um capítulo por dia. O esquema foi lançado no dia 17 de abril de 2012 e terminará em 19 de julho de 2015. No site http://reavivamentoereforma.com/rpsp/ você encontra todos os materiais necessários, como o guia com todos os capítulos, um marca páginas com o calendário de leitura e até um aplicativo para iOS. Uma atividade que não estava prevista quando o programa foi criado, mas que virou uma verdadeira mania, é após a leitura resumir o capítulo em 140 caracteres e publicar no Twiter. A hastag #rpsp já chegou aos trend topics no Brasil, para você ter uma ideia do sucesso desse projeto.

Se você quer acompanhar o projeto, mas vai começar só agora, sugiro que você comece lendo o capítulo designado para hoje e vá colocando em dia o restante ao longo do tempo. Assim você poderá também ir compartilhando sua leitura atual no Twitter e fazer parte da grande rede de leitores.

Um capítulo por dia – Se você não quiser seguir o programa RPSP, comece hoje do capítulo 1 de Gênesis e vá seguindo o mesmo processo de um capítulo por dia. Será muito interessante se você reservar um espacinho em sua agenda ou em uma caderneta e criar o hábito de resumir a leitura em uma frase. No final da leitura você terá pensamentos interessantíssimos e poderá ser um excelente ponto de partida para sermões, devocionais e etc.

Um capítulo por dia + Comentário Bíblico Adventista – Depois de muitos anos de espera, finalmente o Comentário Bíblico Adventista foi publicado em português. Sabe tudo aquilo que você queria saber sobre a Bíblia, mas não tinha para quem perguntar? Então, seus problemas acabaram! Até agora foram lançados três volumes, que vão de Gênesis até Cantares. Vale a pena investir R$ 58 em cada um deles. Esse tem sido meu programa de leitura (estou acompanhando o calendário do RPSP) e eu garanto que é fascinante.

E então, já escolheu o seu? Então escolha logo e vamos começar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “Ano bíblico – escolha o seu estilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *